A 15ª Conferência Nacional dos Bancários terá início nesta sexta-feira, dia 19, no Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento contará com 696 participantes, dentre delegados e observadores, que irão discutir e deliberar a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2013 que será entregue à Febraban.
Os bancários e bancárias do Pará estarão representados pelos delegados e delegadas eleitos na 8ª Conferência Estadual: Tatiana Cibele, Maria Gaia e Heider Costa (Caixa), Alberto Cunha, Diego Azevedo, Arlan de Lima (Banco do Brasil), Luiz Otávio, Chaiene Monteiro, Marco Aurélio (Banco da Amazônia), Salete Gomes (Banpará), Sandro Mattos (Itaú), Eliana Lima (HSBC), Heládia Carvalho (Bradesco), além da presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, que é delegada nata.
Até domingo, dia 21, os trabalhadores também participarão de painéis e debates sobre temas importantes da conjuntura, do sistema financeiro e da realidade da categoria, bem como discutirão em grupos os quatro grandes eixos indicados pelo Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT: emprego, reestruturação produtiva no sistema financeiro, remuneração e condições de trabalho.
“Trata-se do maior evento nacional dos bancários, que coroa todo um processo democrático e participativo de organização da Campanha 2013 em todo país, hoje um modelo e referência para as demais categorias de trabalhadores. Somos desafiados, frente à conjuntura que atravessamos, a realizar uma campanha com ousadia, unidade e mobilização, a fim de buscar novos avanços e conquistas”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Haverá transmissão online pelo site da Contraf-CUT das palestras e da abertura oficial, oportunizando que todos os bancários possam acompanhar os principais debates.
Confira a programação da 15ª Conferência Nacional:
Sexta – dia 19
8h30 às 18h – Credenciamento
9h30 às 11h – Painel sobre Condições de Trabalho
Roberto Heloani (professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e professor conveniado junto à Université de Nanterre – Paris/França) e Wilson Amorim (professor da FEA/SP)
11h às 12h30 – Painel sobre Remuneração e Emprego
Nelson Karam (Coordenador de Educação Sindical do DIEESE e Diretor da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho).
12h30 às 14h30 – Almoço e check-in hotel
14h30 às 16h – Terceirização e Reestruturação Produtiva no Sistema Financeiro
Miguel Pereira (Secretário de Organização da Contraf-CUT), Vivian Rodrigues (subseção Dieese na Contraf-CUT) e Moisés Marques (professor e coordenador do Centro de Pesquisas 28 de Agosto do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
16h às 18h – Reforma Política
Vagner Freitas (presidente da CUT) e Deputado Ricardo Berzoini (PT/SP)
19h – Abertura solene da 15ª Conferência Nacional dos Bancários
21h – Jantar
Sábado – dia 20
8h30 às 13h – Credenciamento
9h às 09h30 – Votação de Regimento Interno
9h30 às 10h – Apresentação dos resultados da Consulta aos Bancários 2013
10h às 10h30 – Apresentação da mídia para 2013
10h30 às 12h30 – Análise de conjuntura
Márcio Monzane (chefe da UNI Finanças), João Sicsú (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-diretor do Ipea) e Altamiro Borges (Coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé)
12h30 às 14h – Almoço
14h às 18h – Trabalho em grupos
Grupo 1 – Emprego (Sala Jequitibá Branco – Lobby)
Grupo 2 – Reestruturação Produtiva no SF (Sala Jequitibá Vermelho – Lobby)
Grupo 3 – Remuneração (Sala Jacarandá-Mezanino)
Grupo 4 – Condições de Trabalho (Auditório 09 – Anhembi)
19h – Jantar
Domingo – dia 21
9h30 às 13h -Plenária Geral
13h às 14h30 – Almoço
Fonte: Contraf-CUT