5º Circuito Bancário de Corrida de Rua chega ao fim com mais de 500 inscritos na última etapa em Santarém

0

Um propósito de vida! “Enquanto tiver saúde estarei participando de corrida de rua em memória do meu falecido pai José Bonfim”, conta a bancária do Banpará em Abel Figueiredo, Lindinalva Cunha, primeiro lugar geral, na categoria bancária, na Etapa Santarém do 5º Circuito Bancário de Corrida de Rua.

Além de pai de Lindinalva, o sr. José Bonfim foi treinador dela lá em 2002 quando ela correu pela primeira vez aos 12 anos em busca de um sonho de infância: ganhar uma bicicleta.

Daí em diante, Lindinalva não parou mais. A morte do pai, vítima de homicídio, continua sendo uma das motivações para que a bancária não desista de correr no maior evento esportivo da categoria bancária que ela também considera o mais importante, e participa desde 2022, de todas as etapas.

Neste ano, para ela ocupar um dos lugares do pódio, a preparação começou logo após a última etapa que também foi em Santarém. “Olha eu contratei um personal trainer com o objetivo de me preparar para participar desse circuito, porque considero o evento mais importante do ano para mim, pois estou representando uma categoria”, explica.

Toda dedicação, foco e treino renderam a ela o 3º lugar geral na etapa Belém; 2º lugar em Marabá, e o 1º lugar no encerramento do Circuito, no último sábado (9), na Pérola do Tapajós, todas na categoria bancária.

“Lindinalva, em especial, é um exemplo para a nossa categoria, e é um prazer imenso em tê-la com a gente em todas as etapas neste terceiro ano consecutivo, no encerramento da nossa quinta edição que foi linda de ver e viver, seja pela participação dos nossos colegas – parabéns aos 16 bancários e bancárias da agência Santarém do Banco do Brasil que ganharam o troféu de ‘Melhor Agência Bancária’ – da comunidade, das pessoas com deficiência. Nosso muito obrigado aos apoiadores e principalmente aos patrocinadores que nos acompanham há várias edições”, destaca o diretor de esportes do Sindicato, Luiz Otávio Pereira.

O 5º Circuito Bancário de Corrida de Rua tem patrocínio do Banco da Amazônia, Banpará e Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Confira aqui o resultado por categoria

3 tentativas, enfim o 1º lugar cheio de emoção

“Quando eu cruzo a chegada, me emociono muito. Às vezes sorrio de alegria e felicidade, é um sentimento muito forte”, afirma o 1º lugar na categoria PCD, Cristiano Sabino Mota.
Surdo desde que nasceu, Cristiano contou que foi em 2014 que a corrida entrou na vida dele. “Fui convidado pela Tv Tapajós, afiliada da Globo em Santarém, junto com a Associação dos Surdos para participação especial e foi paixão à primeira vista pela corrida, mesmo eu já fazendo musculação. Hoje sou atleta surdo das Olimpíadas Brasileiras de Atletismo e Maratona”, lembra com orgulho.

Cristiano também faz parte de um grupo de corrida do município, o Papa-Léguas Turbo, onde ele tem toda a preparação física para encarar as competições de rua. “Preparação sempre foi fundamental para mim. Desde o início de 2017, quando entrei no mundo da corrida, e meu grupo favorito Papa-Léguas onde recebo muito apoio, preparo físico e psicológico, alimentação saudável e atividades na academia e funcional”, comenta.

“Nossa corrida não seria a mesma se não fosse a participação de vários grupos de corrida daqui de Santarém, como o Papa-Léguas que Cristiano faz parte, e o ‘Juntos e Misturados’ que em mais um ano fez o reconhecimento de percurso. Todo esse envolvimento atrai os membros do grupo a participarem do nosso evento e juntos, a gente constrói também uma rede de solidariedade, tanto é que vários grupos de corrida se uniram e fizeram uma corrida solidária pelos ribeirinhos atingidos pela severa seca e o Sindicato doou dezesseis cestas básicas”, afirma a diretora do Sindicato no município e região oeste, Rafaela Carletto.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.