6º Circuito Bancário de Corrida de Rua reúne mais de 750 inscrições em Belém

0

O 6º Circuito Bancários de Corrida de Rua foi histórico: alcançamos o maior número de inscrições da nossa história em uma corrida da categoria. Foram mais de 750 participantes, sendo mais de 300 bancárias e bancários, e, no geral, a maioria de mulheres. Um simbolismo poderoso para um sindicato que é feminista e que entende o esporte como parte da luta coletiva.

Logo na abertura, a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, lembrou o caráter político da iniciativa:

“Essa não é uma corrida comercial, é uma corrida de uma entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras. A gente está aqui coletando votos para defender uma plataforma importante para a classe trabalhadora, que é a redução da jornada de trabalho e a reforma tributária.”

Mulheres protagonistas

A presença majoritária de mulheres foi um marco. Iza Machado, campeã da categoria comunidade feminino com o tempo de 28’39”, celebrou:

“Quero parabenizar o Sindicato dos bancários por promover saúde e esporte. Foi a minha primeira vez no circuito e estou muito feliz com o resultado. Corri pela manhã em outra prova, mas vim com determinação e fé, e deu certo. O percurso foi maravilhoso, muito bem sinalizado. Nota 10.”

Na categoria bancária feminino, a vitória foi de Cristiane Aleixo, secretária geral do Sindicato, com o tempo de 37’31”:

“É uma sensação maravilhosa estar aqui, não só pelo primeiro lugar, mas por poder, ano após ano, continuar fazendo o que amo: correr. Agradeço a Deus, à minha família e ao meu filho, que sempre me apoiam.”

Confira a classificação geral e por categoria

Bancários em movimento

Pelo lado masculino, o bancário do Banpará que veio de Baião, nordeste paraense, Elenildo Souza, estreou com vitória na categoria bancário, fechando a prova em 29:56:

“Foi minha primeira vez no circuito e fiquei impressionado com o nível da prova. Nós, bancários, passamos muito tempo sentados, e essa corrida mostra que podemos vencer o sedentarismo. Para mim foi tranquilo, porque já treino de 8 a 10 km por dia, mas fiquei feliz de ver tantos colegas participando.”

Corrida também é família

A bancária da Caixa Thamires Gatinho fez a caminhada levando a filha Olívia no canguru, ao lado do companheiro Elves Gatinho também bancário da Caixa:

“Era para correr, mas vim com minha filha e caminhei. Foi um momento especial.”

Elves completou:

“É também um jeito de mostrar para nossa filha que a mulher pode tudo, pode ser independente e conquistar o que quiser. O sindicato está de parabéns por promover essa união da categoria na luta e no esporte.”

Clique aqui e te inscreve para a Etapa Marabá

Orgulho da categoria

Para a presidenta Tatiana Oliveira, a corrida cumpriu seu papel:

“A categoria respondeu, tivemos mais de 300 inscritos bancários e bancárias. É bonito ver os grupos de corrida crescendo, as famílias participando. A vida não é só trabalho: precisamos de lazer, esporte, descanso e convívio. Esse evento é sobre isso também.”

O diretor de esportes, Luiz Otávio, resumiu a emoção:

“É uma grande satisfação coordenar a maior corrida da categoria bancária em Belém que chegou em sua 19ª edição e com o maior número de mulheres participando. A sensação é de dever cumprido.”

E para Julyane Tuma, delegada sindical em Bragança, o circuito também foi uma forma de celebrar o Dia dos Bancários e das Bancárias:

“Dia 28 foi nosso dia. Nada melhor do que comemorar correndo com os colegas. Espero que no próximo ano mais bancários e bancárias de Bragança estejam presentes.”

Corrida, saúde e luta

O 6º Circuito Bancário mostrou que esporte também é trincheira. Uma corrida que reúne saúde, lazer, família e luta política. Mais do que disputar medalhas, foi um ato coletivo de resistência, visibilidade e afirmação de que a categoria bancária está cada vez mais forte, feminista e mobilizada.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.