Audiência inicial da ação do Tíquete Extra do Banpará será dia 15

0

Primeira audiência judicial sobre o tíquete extra é no próximo dia 15 de janeiroNo dia 15 de janeiro, às 10h45, na 16ª Vara do Trabalho de Belém haverá a primeira audiência judicial da ação movida pelo Sindicato dos Bancários do Pará contra o Banpará no sentido de garantir o retorno do tíquete extra ao funcionalismo, o qual foi retirado do Acordo Coletivo vigente de forma autoritária pela diretoria do banco.

A ação foi protocolada na Justiça do Trabalho em 12.12.2012 e nela o Sindicato pede à justiça tutela antecipada, isto é, pagamento imediato do direito confiscado. O tíquete extra que não foi pago este ano ao funcionalismo do Banpará já era uma realidade integrada à vida dos funcionários desde 2008, quando foi pago pela primeira vez e em espécie, na forma de abono. Em 2009, 2010 e 2011, o tíquete extra foi assegurado aos bancários e bancárias do Banpará, sempre em época da campanha salarial.

Nesta campanha de 2012, após os 23 dias de greve e sob a ameaça de o banco mover dissídio coletivo contra a categoria, o funcionalismo do Banpará aprovou sob protesto em assembleia a saída da greve, com o apoio de todas as entidades representativas dos trabalhadores que estavam em negociação com o banco. Inclusive, a assembleia aprovou moção de repúdio à direção do Banpará e à clara orientação do governo Jatene em sequestrar o tíquete extra que desde 2008 fazia parte da renda anual do funcionalismo.

“Como a diretoria do Banpará não abriu mão da sua intransigência em mesa de negociação e retirou o tíquete extra dos funcionários no ACT 2012/2013, recorremos à justiça para garantir o que é de direito do funcionalismo do banco. Para nós, retomar o tíquete extra aos bancários e bancárias do Banpará é questão de honra e não vamos descansar até que sejamos vitoriosos nessa luta”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.