Crimes a bancos no Pará crescem cerca de 12%

0

Ao contrário do que o governo do Estado noticiou recentemente, de que houve uma redução em 16,3% dos crimes às instituições financeiras no Pará, o Sindicato contesta a informação e esclarece de que houve, na verdade, um crescimento de 11,59% das ocorrências contra bancos no Estado, sendo 36 assaltos consumados, 15 tentativas e 2 mortes.

Francivaldo Soares da Silva, PRESENTE!As vítimas foram o bancário Francivaldo Soares da Silva, assassinado durante uma tentativa de assalto ao Banco do Brasil em São Domingos do Capim, nordeste do Pará, em dezembro do ano passado; e o empresário Rodrigo Bastos, morto em junho durante uma tentativa de saidinha bancária.

“Durante quatro anos não foi registrada nenhuma ocorrência com morte de bancário. O último caso que registramos foi em dezembro de 2008 durante um assalto ao Banco do Brasil em Itupiranga. De lá pra cá, o que percebemos foi que as quadrilhas reformularam a sua atuação e hoje explodem agências bancárias para roubar. Já aqui na capital, dois bancos foram assaltados em horário de grande movimento e conseguiram fugir”, destaca o diretor do Sindicato, Sandro Mattos.

Os assaltos, aos quais o diretor da entidade se refere, foram em outubro e julho, no Bradesco da Pedro Álvares Cabral e BR 316, próximo a prefeitura de Ananindeua. A ação dos criminosos foi semelhante nas duas ocorrências. Armados eles renderam os vigilantes e clientes e roubaram o dinheiro dos caixas em apenas 5 minutos.

Tem como mudar – Para o Sindicato, se três leis sobre segurança bancária fossem cumpridas e também fiscalizadas, os registros de ataques a bancos seriam menores no Pará.

“Uma delas é federal. As outras duas mais recentes são estaduais. A 7610/12, de autoria do deputado Edilson Moura com a contribuição do Sindicato, que obriga os bancos a instalarem os biombos; e a 7013/2007 que trata sobre as portas giratórias e a blindagem das fachadas das agências. São três leis que beneficiam não só os bancários, mas clientes e usuários também, mas é preciso que haja fiscalização permanente para que, de fato, elas sejam eficazes”, finaliza Rosalina Amorim.

Confira abaixo as ocorrências em 2012:

Tabela-de-Assalto-a-banco-2012


Fonte: Bancários PA

Comments are closed.