Dia Internacional da Mulher com direito a passeio de barco e debate

0

Comemoração Dia Internacional das Mulheres

O Sindicato dos Bancários homenageou no último sábado (09) as mulheres bancárias com uma programação regada a ritmos folclóricos e comidas paraenses. Durante um passeio pelas ilhas de Belém, as mulheres desfrutaram de uma bela paisagem e se divertiam entre amigas, amigos e familiares.

A presidenta Rosalina Amorim deu início às atividades saudando as bancárias e apresentando a bancária Tatiana Oliveira que mediou um bate-papo sobre a importância do Dia Internacional da Mulher. Tatiana, funcionária da Caixa, se organiza na Marcha Mundial das Mulheres, movimento social em combate ao capitalismo e toda forma de opressão à mulher, instigou, por meio da história de luta da mulher durante anos, a curiosidade de mulheres e homens a bordo. O discurso feminista faz parte desta gestão que apóia as lutas das mulheres.

Presidente Rosalina e Tatiana “As mulheres somam mais de 50% do quadro do funcionalismo dos bancos e nem por isso são as mais bem remuneradas. Hoje buscamos o reconhecimento, igualdade dentro e fora de casa, equidade de gênero e respeito”, fala Tatiana. “Conciliar o trabalho, casa, família e estudos não é uma tarefa fácil e não deve ser uma tarefa só da mulher. Ainda mais em uma sociedade onde o salário de uma mulher com a mesma qualificação do homem recebe em torno de 60% do salário que o homem ganha ocupando a mesma função. Avaliar as conquistas e pensar no futuro é o que proponho a todas e a todos.”

Salete GomesSalete Gomes, funcionária do Banpará, agradeceu o convite e diz que a luta continua. “Estou muito feliz de estar aqui e ver que essa luta continua, mesmo se um dia eu não estiver mais presente. Feliz em ver que o tempo e energia que nós investimos não são em vão”, Salete alerta que é preciso resgatar essas lutas por meio de histórias para as gerações futuras.

Marly dos AnjosTatiana aposta na educação das nossas crianças para um futuro mais igualitário. “Educação infantil é importante para um mundo melhor. Deixar seu filho brincar com bonecas, aprender a arrumar a casa, vai fazer toda a diferença no futuro. Ele vai aprender a respeitar sua companheira, e as mães quando precisarem de cuidados” finaliza.

Marly dos Anjos, aposentada pelo Banco do Brasil, ficou contente por poder comemorar o dia Internacional da Mulher. “Dedico a minha vida às causas sociais. E digo a vocês: Não desista das lutas. É importante a presença de todos aqui, mesmo que seja só para ouvir”, o pedido de Marly que hoje luta em prol da pessoa idosa e defendendo a igualdade de gênero.

Rosalina agradeceu a todos, em particular aos homens que mesmo em minoria se fizeram presentes. “Quero agradecer aos homens presentes que entendem e respeitam a importância das mulheres em todos os espaços e também lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. E esse é o papel do Sindicato dos Bancários do Pará”, elogia Rosalina Amorim.

Fechando o debate Tatiana lembrou “Gostamos de flores, chocolates e presentes. Mas queremos respeito o ano todo e não só em um dia”. A comemoração continuou com danças ao som de carimbo, brega e mais músicas populares do Pará. Muita alegria acompanhou essa embarcação que não se rendeu ao calor do sol aproveitando toda a beleza que Belém tem para nos mostrar.

Comments are closed.