O Sindicato dos Bancários do Pará realiza nessa sexta-feira (27), às 14 horas, em sua sede, um debate com delegados e dirigentes sindicais da Região Metropolitana de Belém, com a presença do cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Juarez Guimarães sobe o tema “Caminhos para derrotar a contrarrevolução neoliberal no Brasil”. A atividade integra o ciclo de formação permanente da entidade e terá transmissão ao vivo pela página do Sindicato no Facebook.
“O golpe em curso no Brasil se insere no processo internacional da contrarrevolução neoliberal que está construindo estados constitucionais não democráticos pelo mundo inteiro. Os golpistas estão divididos e enfrentam dificuldades para lidar com a crise de legitimidade decorrente do golpe, mas estão unificados programaticamente. E esse programa põe em questão princípios fundamentais do pensamento democrático do pós-guerra, gerando um cenário de instabilidade, ódio e intolerância”, avalia Juarez Guimarães.
Ele também aponta graves consequências desse quadro nos planos nacional e internacional. “Os valores fundamentais da paz, da liberdade, dos direitos humanos, do pluralismo e da tolerância estão em questão e é por isso que falo que estamos vivendo uma crise civilizacional”, diz o cientista político.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos convida a categoria bancária e demais interessados a participarem desse importante debate.
“Estamos atravessando uma conjuntura turbulenta e de diversos ataques aos direitos da classe trabalhadora e à democracia em nosso país. Nossa categoria se prepara para as mobilizações do 1º de maio e para a Campanha Nacional 2018 e, por isso, estamos investindo em formação política permanente, pois trabalhamos pelo convencimento da categoria que a nossa unidade e participação nas lutas são fundamentais para revertermos a situação em busca de avanços em nossos direitos. Temos certeza que teremos um rico debate e contamos com a participação de todos e todas”, convoca Gilmar Santos.
Fonte: Bancários PA