Sindicato parabeniza vitória da Chapa 2 nas eleições do Sindicato dos Jornalistas do Pará

0

Em tempos de pandemia, a informação nunca foi tão necessária diante de outra pandemia, as da ‘fake news’, assim como os profissionais de saúde, jornalistas de todo o mundo estiveram e seguem na linha de frente para levar notícia com credibilidade aos que puderam e ainda podem ficar em casa.

Mas aqui no Brasil, o jornalismo e a ciência enfrentaram vários desafios diante do negacionismo de uma crise sanitária mundial, sobre a necessidade e importância de ficar em casa e seguir todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde e agora sobre a vacinação; e do outro lado um presidente atacando os jornalistas quase todos os dias e estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo.

Conforme levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas, em 2019 foram registrados 208 casos de violência contra a imprensa, somando episódios de descredibilização da imprensa e agressões diretas. O número é 54,07% maior do que o registrado no ano anterior.

Sozinho, o presidente Jair Bolsonaro foi responsável por 114 casos de descredibilização da imprensa e outros sete casos de agressões verbais e ameaças diretas a jornalistas em 2018, totalizando 121 casos – o que corresponde a 58,17% do total.

Além dos ataques do presidente da República, os jornalistas brasileiros foram vítimas de outras violências, em 2019. Houve dois assassinatos, 28 casos de ameaças/intimidações, 20 agressões verbais, 15 agressões físicas, 10 casos de censura e outros de impedimentos ao exercício profissional, 5 ocorrências de cerceamento à liberdade de imprensa por ações judiciais, 2 casos de injúria racial e outros 2 de violência contra a organização sindical da categoria.

Uma das propostas da ‘Chapa 2 Sempre na Luta – pela categoria, pela democracia’ é a valorização da categoria em todas as áreas de atuação, desde jornal impresso até assessorias de imprensa, repórteres cinematográficos e fotógrafos, além da defesa da democracia, e por tudo isso, a ‘Chapa 2’ tem o apoio do Sindicato dos Bancários do Pará, que em nome de toda a gestão ‘Unidade e Resistência’ parabeniza pela vitória e deseja uma excelente gestão a todas e todos os profissionais de imprensa.

 

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.