14º Congresso Nacional do Basa ocorre nesta 6ª e sábado

0

Atividade, que faz parte da Campanha Nacional dos Bancários, vai debater sobre temas gerais para elaboração da minuta de reivindicações da categoria

Os empregados do Banco da Amazônia (Basa) realizam nesta sexta-feira (27) e sábado (28) seu 14º Congresso Nacional para debater sobre a defesa do Basa e dos demais bancos públicos, saúde e condições de trabalho, emprego, remuneração, Plano de Cargos, Carreias e Salários (PCCS), Participação nos Lucros e/ou Resultados e sobre a minuta de reivindicações específicas para a Campanha Nacional da categoria bancária. O congresso será realizado na modalidade remota, por uma plataforma de videoconferência pela internet.

“O Congresso faz parte Campanha Nacional dos Bancários e reunirá trabalhadores de todos os estados onde o Basa atua para debater sobre questões que afetam toda a categoria e outras específicas dos empregados do Basa. O objetivo é elaborarmos a pauta de reivindicações que será entregue à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e também ao banco”, informa o coordenador da comissão de empregados do Basa, Sérgio Trindade.

O Brasil que a gente quer

Mas, o coordenador de empregados do Basa ressaltou que o Congresso também refletirá sobre questões mais gerais, que afetam toda a classe trabalhadora. “Estamos em um ano eleitoral. E nos últimos tempos ficou ainda mais claro que os resultados das escolhas feitas por todos os brasileiros afetam muito a classe trabalhadora e principalmente a nós, empregados de bancos públicos”, disse.

“Precisamos refletir sobre um país mais justo para as trabalhadoras, trabalhadores e a população que está cada vez mais empobrecida. O Brasil que a gente quer com mais equidade, mais emprego, mais investimentos em educação, em saúde, em todas as políticas sociais. Um país que seja democrático e não venda suas empresas públicas a troco de bananas. ‘Este é o país que a gente quer’”, completou Serginho, fazendo referência ao tema do Congresso: “Um país + justo pra gente. Este é o Brasil que a gente quer”.

“Estamos em um ano decisivo para a democracia em nosso país e para o futuro da classe trabalhadora. Nossa Campanha Nacional 2022 terá a tarefa de defender tudo o que já conquistamos, sem abrir mão de nenhuma conquista, e lutar por avanços em nossos coletivos, além de defender um projeto democrático popular para o nosso país, com respeito e inclusão da classe trabalhadora na reconstrução da democracia, da economia e da esperança em nosso Brasil. Desejamos desde já uma grande Congressos aos empregados e empregadas do Banco da Amazônia”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

Veja abaixo a programação completa

14º Congresso Nacional dos Empregados do Banco da Amazônia

1º DIA (27.05.2022)
18h: Mesa de abertura e saudações.
Participantes:
– Rosalina Amorim, diretora executiva da Contraf-CUT;
– Tatiana Oliveira, presidenta da Seeb-PA;
– Sérgio Trindade, Coordenador da COE/Basa e diretor da Fetec/CUT CN;
– Gilson Lima, presidente da AEBA.

18h30: Análise de conjuntura.
Tema: Desafios nacionais e políticas de desenvolvimento na Amazônia.
Palestrantes:
– Dr. Danilo Fernandes, Professor e pesquisador da UFPA. Coordenador do Programa de pós-graduação em economia PPGE;
– Cleiton Santos, presidente da Fetec/CUT-CN.

2º DIA (28.05.2022)
09h: Aprovação do regimento.
Coordenadora: Tatiana Oliveira.

09h15: Análise do Dieese sobre o balanço do Banco da Amazônia.
Palestrante: Nádia Vieira de Souza – Técnica do Dieese.

10h30: Debates.
TEMA 01. Defesa do Emprego e dos Bancos Públicos.
TEMA 02. Saúde e Condições de Trabalho.
TEMA 03. Emprego e Remuneração (PCCS e PLR).

11h30: Aprovação das propostas de reivindicações para a campanha salarial 2022.

12h30: Encerramento.

 

Fonte: Contraf-CUT e Bancários PA

Comments are closed.