8 de março Pela Vida das Mulheres: Por democracia, contra fome e em defesa dos territórios Amazônidas

0

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por atos de ruas em todo o país. No Pará, o Sindicato participou ativamente em Marabá e Belém

                           08 de março de 2023 – Largo do Redondo – Belém – Pará

Belém

Em Belém, as mulheres saíram em Marcha do Largo do Redondo até a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). Durante o cortejo, tiveram performances sobre as mulheres da Amazônia e seus territórios. Nas intervenções, pediram pelo fim da violência doméstica, contra o feminicídio, por igualdade de oportunidades e salários.

 

                         08 de março de 2023 – Largo do Redondo – Belém – Pará

Tatiana Oliveira, presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará falou da disponibilidade do Sindicato de construir, contribuir e sediar as reuniões do 8 de março. “ A gente entende que a classe trabalhadora precisa ser revolucionária não só nas pautas de salário ou condições de trabalho gerais da sua categoria, mas precisa se comprometer com mudanças estruturais na nossa sociedade. E o machismo, o racismo, a LGBTfobia, a gente sabe muito bem a quem serve, e sabe muito bem os bolsos que são engordados com a discriminação dos trabalhadores e trabalhadoras. Então a gente quer romper com essa lógica e construir um movimento sindical que possa promover alterações profundas na sociedade”.

    08 de março de 2023 – curva da Pedra do Ver-o-Peso – Belém – Pará

E para seguir essa lógica de um movimento sindical que constrói, debate e contribui com o feminismo, na próxima gestão teremos uma diretoria de mulheres. “Em assembleia aprovada pela categoria, nós alteramos o estatuto para a criação da diretoria de mulheres a ser implementada já na próxima gestão. Demos um grande passo, e esse é mais um avanço nas lutas por igualdade de oportunidades para as trabalhadoras do ramo financeiro no Pará. E é também uma oportunidade para as mulheres bancárias contribuírem para o conjunto do movimento feminista que construa pautas pra dentro e pra fora da categoria e da classe trabalhadora”, destacou Tatiana Oliveira que é advogada, bancária da Caixa e Mãe da Clara.

8 de março de 2023 – Sede do Ministério Público – Marabá – Pará

O ato foi realizado na frente do Ministério Público do Estado do Pará cobrando providências sobre os inúmeros casos de violência obstétrica que estão tendo em Marabá. “Nós entregamos um oficio no Ministério Público e também na Secretaria Municipal de Saúde. A promotora de justiça que nos atendeu disse que avaliará a possibilidade de fazer uma reunião, uma escuta ou audiência pública com os movimentos de mulheres, a secretaria municipal de saúde, a defensoria pública, a polícia civil, a OAB, a câmara de vereadores para debater esses diversos casos de óbitos de mães e bebês”, relatou a diretora Heidiany Moreno que foi vítima de violência obstétrica. Ela é professora, bancária do Banpará, e mãe do Hugo e da Dandara.

O Sindicato dos Bancários repudia a violência que as mulheres sofreram ao chegar na ALEPA. Munidas de um documento que seria entregue aos deputados e deputadas da casa, elas foram recebidas por um batalhão da polícia que as atacaram com spray de pimenta.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.