4 anos de gestão: Chapa 1 – Unidade pra Avançar é eleita com 91,84% dos votos válidos

0

Advogada por formação, militante e feminista por vocação; e presidenta reeleita graças aos 2.621 votos válidos da categoria bancária no Pará, o que corresponde a 91,84% do total de 4.816 votantes; 80 votos em branco (2,80%) e 153 nulos (5,36%). Tatiana Oliveira, bancária da Caixa e outros 35 bancários e bancárias, também dirigentes sindicais, da ‘Chapa 1 – Unidade pra Avançar’, irão representar os trabalhadores e trabalhadores do ramo financeiro do Pará pelos próximos 4 anos.

“O momento é de muita felicidade, 91% caramba, é coisa pra caramba; então eu quero em primeiro lugar agradecer a categoria pela confiança, pelo referendo do que a gente tem construído nesses 3 anos. Quando a gente vai na base a gente, às vezes encontra gratidão, às vezes reconhecimento; às vezes a gente encontra muitos questionamentos, críticas, e acho que cabe a nós enquanto dirigentes sindicais ter a sabedoria pra dialogar com os colegas. A gente tem um legado que a gente entrega ao final dessa gestão, é um novo ciclo; e com muita alegria a gente conseguiu alcançar a paridade nessa Chapa e criamos também a primeira diretoria de mulheres do Sindicato dos Bancários e a diretoria de meio ambiente, que é imprescindível para quem faz sindicalismo na Amazônia. Fizemos duas negociações na pandemia, e diferente das outras categorias, infelizmente a gente não se anima com isso, mas a categoria bancária conseguiu manter os seus direitos, conseguiu ter reajuste todos os anos, fazer dois acordos coletivos mesmo com a pandemia e com todos os ataques que a gente sofreu. Obrigada à Comissão Eleitoral, quem veio de fora ajudar a gente na campanha, aos funcionários e funcionárias do Sindicato. Muito obrigada pelo empenho de todo mundo e pela confiança também por me deixarem liderar essa Chapa mais uma vez; e  vamos comemorar, porque se uma coisa que a pandemia nos ensinou foi de que a gente precisa comemorar as coisas boas da vida, porque às vezes a gente não prevê tudo, não sabe o dia de amanhã, então que a gente saiba viver cada momento que a gente tem com muita alegria”, afirma emocionada a presidenta reeleita.

Essa será a primeira gestão com mandato de 4 anos e também com novas diretorias: a de Mulheres (Maria Salete Gomes, Banpará); do Ramo Financeiro (Wellington Antonio Bonfim, BB); de Meio Ambiente (Heidiany Moreno, Banpará) e de Juventude (Fabianny Cardoso, Banpará).

Juventude é também energia e vigor, sinônimos que representam muito bem a nova diretora da pasta. Fabianny Cardoso tem quase 5 anos como bancária do Banpará; começou a trabalhar em Melgaço, no Marajó e atualmente está lotada em São Sebastião da Boa Vista, cidade vizinha onde a vida dela como bancária começou.

O Sindicato faz parte da vida de Fabianny há pouco mais de 2 anos. “Foi numa Caravana Bancária que eu conheci o Sindicato pela primeira vez e logo me filiei. A entidade sindical surgiu num momento em que mais precisei, para tratamento do meu filho mais novo diagnosticado com autismo e que por ele eu precisava voltar pra Belém, mas continuar com minha função. Como bancária do interior posso falar com toda propriedade sobre as dificuldades, rotinas e desafios; e foi pra fazer o nosso Sindicato estar mais presente nessas localidades que eu aceitei o convite e me sinto pronta para a gestão e outros desafios que virão”, comenta Fabianny.

Ineditismo já é a marca da gestão ‘Unidade pra Avançar’

Novo tempo de mandato, novas diretorias, primeira gestão totalmente paritária em quase 9 décadas de lutas e conquistas do Sindicato dos Bancários do Pará; e que a primeira mulher presidenta da entidade, reeleita vice, tem o prazer, missão e também emoção de compartilhar com outras 15 bancárias e dirigentes sindicais da gestão eleita.

“A gestão ser paritária é uma conquista garimpada com muita luta e é algo que emociona demais, nesse contínuo caminhar pela igualdade, porque não é apenas paridade no número, mas na qualidade da atuação, nos cargos, na condução diária da atividade sindical. Então, um brinde às lutas, às vitórias e sigamos marchando sempre!”, diz comovida Vera Paoloni que é bancária do Banpará, diretora da Fetec-CUT/CN e presidenta eleita da CUT-PA.

Gestão comprometida com o meio ambiente

Outra diretoria nova na gestão ‘Unidade pra Avançar’ é a de meio ambiente. E a vitória da chapa é um dia depois do Dia da Natureza, aliar o tema ao dia a dia da categoria bancária é um dos grandes desafios que a diretora da pasta, Heidiany Moreno, tem pelos próximos 4 anos.

“Preservar o meio ambiente é uma tarefa também nossa enquanto sociedade civil e isso é possível de fazer no nosso dia a dia, mudando hábitos, como por exemplo, evitar os descartáveis do cafezinho, da água. Mas sabemos que cuidar da natureza vai muito além, é preciso que as instituições financeiras tenham o compromisso em investir em projetos comprometidos com o meio ambiente, e a partir de agora essa pauta estará mais presente nas nossas reivindicações e manifestações. E na COP 30 estaremos presentes; o trabalho já começou com o seminário “Sistema financeiro: impactos e responsabilidades com o meio ambiente, a Amazônia e o planeta” como parte da programação, das atividades autogestionadas, dos Diálogos Amazônicos em agosto desse ano”, destaca a dirigente sindical que é bancária do Banpará.

Enquanto o dia da posse não chega, o Pará, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), atingiu em setembro, o melhor trimestre do ano em redução dos alertas de desmatamento. Nos meses de julho, agosto e setembro, houve queda de 56% em relação a 2022, o que corresponde a 957 km² de área preservada.

“A releitura do nome da gestão de ‘Unidade e Resistência’ para ‘Unidade pra Avançar’ é o que todos nós dirigentes eleitas e eleitos nos comprometemos a fazer até 2027, unidos em busca de avanços para a categoria bancária principalmente, e para a classe trabalhadora. Quero mais uma vez agradecer muito a categoria por nos confiar mais 4 anos à frente da sua entidade, que é o Sindicato dos Bancários do Pará, que esse ano faz 90 anos, e acho que a gente ainda vai poder escrever na história desse Sindicato muitas realizações”, finaliza Tatiana Oliveira.

40 segundos para votar

Em toda a história do Sindicato, essa é a segunda eleição virtual realizada pela entidade. A primeira vez foi durante a pandemia e as medidas de proteção exigiam distanciamento social. “Agora por ter mostrado que permite mais rapidez e ratifica a transparência de todo o processo. A votação virtual nos proporciona essa agilidade, facilidade e segurança, permitindo que cada bancária e bancário apto a votar e com um aparelho eletrônico com acesso à internet, exerça seu voto fortalecendo a democracia bancária. E, no mesmo dia, após o encerramento da votação, a gente poder apurar e declarar a chapa vencedora; antes essa etapa durava semanas e trabalhos madrugadas adentro. À nova gestão, um excelente mandato”, destaca o presidente da Comissão Eleitoral, José Marcos Araújo.

 

 

Fonte: Bancários PA com Agência Pará

Comments are closed.