Uma ferramenta disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra o passo a passo para quem quer se familiarizar com a urna eletrônica e entender o processo de votação para as eleições municipais deste ano.
O simulador está disponível aqui. Basta clicar para ter acesso a uma lista cuja primeira opção é referente às eleições municipais, que estão marcadas para outubro de 2024. É possível simular tanto o primeiro quando o segundo turno.
Ao abrir o simulador do primeiro turno, a pessoa vai se deparar com uma imagem interativa da urna eletrônica e será consultada se deseja ou não receber instruções em áudio. Essa alternativa é oferecida para facilitar o processo de votação para pessoas com algum tipo de deficiência visual. A urna apresenta, também, intérprete de libras, como acontece na votação propriamente dita.
Após a escolha, a ferramenta exibe a votação para vereador ou vereadora, que é o primeiro cargo para o qual os eleitores vão escolher suas opções em outubro. Na simulação, é oferecida uma lista de partidos fictícios, como “Partido dos Esportes” ou “Partido das Profissões”. Clicando no nome de cada um deles, é possível ver uma lista de “candidatos”, também fictícios, cada um com seu número.
Após confirmar o voto para vereador – podendo ser, inclusive, um voto nulo, caso o número escolhido não esteja entre as opções disponíveis –, a pessoa que realiza a simulação deverá “votar” para prefeito, seguindo o mesmo padrão. O tradicional barulhinho da urna eletrônica confirma que o voto foi computado. É possível repetir a simulação quantas vezes desejar.
No caso da simulação do segundo turno, é apresentada apenas a votação para prefeito.
Eleições 2024
As eleições municipais de 2024 estão previstas para acontecer em 6 de outubro, em primeiro turno, e em 27 de outubro, caso haja segundo turno (que pode ocorrer em cidades com mais de 200 mil eleitores cadastrados). Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Quem não tem acesso ao Título Eleitoral e não sabe onde fica o local de votação, também pode checar as informações no site do TSE, clicando aqui. Neste caso, com o número do CPF, a data de nascimento e o nome da mãe o sistema informa o endereço da seção eleitoral.
Fonte: Brasil de Fato