O diretor administrativo do Banpará, Paulo Arévalo, recebeu o Sindicato na manhã desta terça-feira (15), acompanhado pela assessora, Taciane Silva, e em reunião respondeu aos questionamentos feitos pela entidade sindical por ofício e presencialmente pela vice-presidenta, Vera Paoloni e a diretora de Mulheres, Salete Gomes.
Transferência de funcionários (as) sem o tempo mínimo de 2 anos: pelo acordo só podem ser transferidos antes desse prazo em caso de doença grave do bancário (a) ou familiares em que não haja tratamento adequado na cidade em que reside; ou determinação da Justiça; fora esses casos, o banco disse que não há transferência fora do regramento.
Agências do Marajó: em sua totalidade, todas precisam em caráter de urgência de mais bancários e bancárias. Diante desse cenário, o Sindicato perguntou se há previsão dos aprovados e aprovadas no último concurso serem nomeados. A Diretoria Administrativa do banco informou que a área comercial está finalizando um levantamento sobre necessidades de remanejamentos internos de funcionários e funcionárias, após isso, o documento será encaminhado à presidência do banco e a convocação dos aprovados será na ordem de classificação, o mais breve sem possível, mas sem data prevista.
Quanto à estrutura de unidades, como a de Anajás, as obras no Centro de Processamento de Dados (CPD) da agência já começaram.
Banco de horas: O banco confirmou que o prazo para gozar as folgas é até 23 de agosto e as datas estão sendo negociadas direto com o bancário ou bancária, especialmente agora em julho, quando muitos solicitam as sextas-feiras e segundas.
Tecnologia da Informação: A Dirad apresentou uma lista de serviços que já estão sendo reformulados, como a atualização de dados, análise de créditos, canais digitais.
Quanto às outras demandas, ao final da reunião, o Banpará entregou um documento com as respostas aos diversos ofícios que a entidade encaminhou cobrando explicações sobre pontos pendentes do Acordo Coletivo, como a avaliação das condições ambientais e de salubridade de PABs instalados em hospitais (cláusula 24) – 90 dias da assinatura. Segundo o banco o prazo foi cumprido via Estudo Técnico Concluído – Processo Nº 0370/2025 de 15/04/2025, a ser apresentado à Diretoria Colegiada e posteriormente às entidades representantes dos empregados e empregadas.
Leia aqui as outras respostas
Fonte: Bancários PA