A CCV é uma ferramenta na qual os ex-empregados e ex-empregadas podem buscar conciliação de direitos que entendem fazer jus.
No dia 24.09.2025 (quarta-feira) o sindicato consultará os empregados do Banco Bradesco S.A., do Estado do Pará, para saber se eles autorizam a adesão da entidade ao acordo, assinado entre a CONTRAF/CUT e o banco, que versa sobre a Comissão de Conciliação Voluntária – CCV.
“A CCV tem como objetivo, conceder aos ex-empregados a oportunidade de solicitarem, pela via administrativa e com a assistência do sindicato, a conciliação de direitos devidos, sem a necessidade de recorrerem à justiça”, ressalta a presidenta do sindicato, Tatiana Oliveira.
Para participar da consulta assemblear, basta o empregado e a empregada clicar no link disponibilizado no edital e responder à pergunta, após a inserção de seus dados pessoais. O voto é secreto. Apenas o empregado e a empregada saberão em qual opção votou.
“É importante esclarecer que, caso o empregado solicite conciliação pela CCV, e aceite a proposta apresentada pelo banco, não poderá mais ingressar com ação judicial em desfavor da empresa, pleiteando qualquer direito que entenda fazer jus”, destaca a diretora de saúde e previdência, e também empregada do banco, Heládia Carvalho.
Perguntas e respostas sobre a CCV
O que é a CCV?
É um fórum extrajudicial que reúne o trabalhador, representantes do sindicato e do banco para buscar soluções sobre questões trabalhistas ou de natureza indenizatória.
Para que serve?
Resolver pendências do contrato de trabalho e tentar um acordo sem a necessidade de acionar a Justiça.
Quais as vantagens?
O processo é mais rápido que uma ação judicial. Em caso de acordo, o pagamento ao trabalhador ocorre em até dez dias úteis.
Sou obrigado a participar?
Não. A CCV é voluntária tanto para o trabalhador quanto para o banco.
Se eu não aceitar o acordo, posso ir à Justiça?
Sim. O bancário que não concordar com a proposta da CCV pode, posteriormente, ingressar na Justiça do Trabalho.
Que pendências podem ser tratadas?
Todas de natureza trabalhista e indenizatória, como horas extras, vale-transporte, assédio moral, entre outras.
EDITAL DE ASSEMBLEIA SETORIAL EXTRAORDINÁRIA BANCO BRADESCO. S.A. ACT. CCV
O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ convoca todos os empregados do BANCO BRADESCO S.A., da base territorial da entidade, para participarem da assembleia setorial extraordinária que ocorrerá no dia 24.09.2025, no horário compreendido entre 08h e 20h, que terá como pauta a deliberação sobre a proposta de adesão ao Coletivo de Trabalho, que tem por objeto instaurar a CCV.
O acesso à votação estará disponível no período informado, através do link: https://bancariospa.avaluesistemas.com.br/votacao/abertura/bradesco-act-ccv/
Minuta do Acordo Coletivo de Trabalho que versa sobre a instauração de CCV
Belém, Pará. 22 de setembro de 2025.
TATIANA CIBELE DA SILVA OLIVEIRA
PRESIDENTA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO PARÁ