Calor intenso: oito estados seguem em alerta de perigo por conta das altas temperaturas

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (26) um alerta laranja de perigo por conta da onda de calor intenso para todos os estados da região Sudeste, além de áreas do norte do Paraná, extremo leste de Santa Catarina, sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul.

Já no Rio Grande do Sul, o alerta laranja é para tempestades. Segundo a Defesa Civil, temporais atingiram sete cidades gaúchas nas últimas 24 horas. As cidades mais afetadas foram Santa Maria, onde choveu mais de 80 milímetros em oito horas; Candelária, que teve parte de uma ponte destruída pela cheia de um rio; e Passa Sete, onde cerca de 80 famílias estão isoladas pelas inundações.

Os demais estados da região Centro-Oeste, todos os do Norte e partes do Maranhão e do Piauí estão em alerta amarelo para chuvas intensas. Os demais estados da região Nordeste estão em situação normal para esta época do ano.

Nesta quinta-feira (25), a capital paulista registrou a maior temperatura para o mês de dezembro dos últimos 64 anos: 35,9 graus. A Defesa Civil paulista emitiu um alerta de onda de calor que vale até às 18h desta sexta-feira (26).

No Rio de Janeiro, quase mil pessoas buscaram atendimento em hospitais da capital na véspera e no dia de Natal. A prefeitura colocou a cidade no nível 3 de calor, em uma escala que vai até 5. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, pelo menos 22 cidades vão enfrentar excesso de calor nesta sexta.

Durante esse período de calor intenso, é importante manter a hidratação, bebendo constantemente água, água de coco ou sucos naturais, evitando o álcool. Use roupas leves e claras, chapéu e óculos escuros, além de protetor solar, e evite sair nos horários de sol forte, entre 10h e 16h. E prefira comidas leves (frutas, saladas), dispensando frituras. Deve-se ter atenção especial com crianças e idosos, que se desidratam mais facilmente.

 

Fonte: Brasil de Fato

Comments are closed.