Delegadas e delegados sindicais eleitos tomam posse e participam de primeira formação

0

Os delegados e delegadas sindicais eleitos pelos bancários e bancárias do Pará tomaram posse nesta terça-feira, marcando o início de um novo ciclo de representação nos locais de trabalho.

A eleição da nova representação sindical aconteceu em maio deste ano, quando a categoria bancária realizou o processo de escolha de seus representantes. A partir do dia 27 de junho, os eleitos e reeleitos iniciaram um ano de mandato, com exceção dos delegados e delegadas da Caixa Econômica Federal, que possuem mandato de dois anos.

Durante a posse, realizada em formato virtual, os novos delegados e delegadas sindicais participaram, ao lado dos dirigentes do Sindicato dos Bancários do Pará, do primeiro curso de formação do novo período. A atividade contou com formação conduzida pelo Escritório Mary Cohen, que apresentou a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que amplia a responsabilidade das empresas sobre a saúde mental dos trabalhadores e fortalece a fiscalização das condições de trabalho no país.

A presidenta Tatiana Oliveira saudou os delegados e delegadas sindicais eleitos e reeleitos, que iniciam um novo período de atuação na base. “Esse processo democrático fortalece a organização sindical e amplia o diálogo com a categoria. O tema desta formação foi debatido na Conferência Estadual, em maio, a partir da psicologia. Agora, retomamos essa discussão sob outra perspectiva, pela sua importância para compreender os impactos da organização do trabalho na saúde dos bancários e bancárias. Esta é a primeira de outras formações que realizaremos ainda neste ano, como parte do nosso compromisso com as representações de base.”

A nova regra determina que os chamados riscos psicossociais passem a integrar oficialmente o gerenciamento de riscos ocupacionais das empresas. Com a entrada em vigor da atualização, em 26 de maio deste ano, as empresas passam a ter obrigação formal de identificar, avaliar e adotar medidas preventivas contra riscos à saúde mental relacionados ao trabalho.

Entre os principais pontos da atualização estão a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a fiscalização das condições de organização do trabalho, a análise de metas, cobranças e jornadas, a necessidade de prevenção ao assédio moral e sexual, a exigência de medidas para reduzir sobrecarga e pressão excessiva, além da possibilidade de autuações e multas em caso de descumprimento.

A formação também abriu espaço para o levantamento de assuntos de interesse dos participantes, contribuindo para a construção coletiva das pautas que deverão orientar a atuação dos delegados e delegadas sindicais ao longo do mandato.

Para a delegada sindical Ana Celia Repolho, o debate sobre a NR-1 é fundamental para enfrentar problemas que fazem parte da rotina da categoria bancária.
“O sucesso da nova NR-1 dependerá da fiscalização, da organização coletiva dos trabalhadores e da capacidade de transformar o debate sobre saúde mental em uma discussão concreta sobre a organização do trabalho. Não basta falar em adoecimento; é preciso enfrentar metas abusivas, pressão excessiva, assédio e todas as práticas que afetam a saúde dos bancários e bancárias”, destacou.

Outro delegado sindical, Joel de Souza Cunha, ressaltou a importância do processo democrático de eleição da representação de base e os desafios colocados para o próximo período.
“A eleição dos delegados e delegadas sindicais fortalece a democracia dentro da categoria, porque garante que os trabalhadores tenham representantes eleitos nos locais de trabalho, acompanhando de perto as demandas do dia a dia. Neste ano de Campanha Nacional, teremos um papel ainda mais importante na mobilização, no diálogo com os colegas e na defesa dos direitos da categoria bancária”, afirmou.

Para o Sindicato dos Bancários do Pará, a posse e a formação representam um momento importante de fortalecimento da organização sindical nos locais de trabalho, ampliando o diálogo com a categoria e qualificando a atuação dos representantes eleitos.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.