Os bancários e bancárias de instituições privadas do Pará aprovaram, nesta terça-feira (8), a proposta de Convenção Coletiva de Trabalho apresentada pela Fenaban.
A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Bancários do Pará. Na votação, 63,4% votaram pela aprovação da proposta, 32,8% pela rejeição e 3,8% se abstiveram.
A categoria no estado demonstrou sua insatisfação com a proposta apresentada pela Fenaban, especialmente em relação ao reajuste salarial, considerado abaixo das expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras. Contudo, diante do quadro nacional em que a maioria das bases aprovou a assinatura da CCT pelos trabalhadores de bancos privados, o Sindicato chamou estes bancários a se manifestarem em assembleia se aprovavam a proposta ou se continuavam no movimento de greve.
Mesmo com a insatisfação em relação ao índice de reajuste, a proposta de Convenção Coletiva traz mudanças em outros pontos reivindicados pela categoria. Entre eles estão o direito à desconexão, medidas voltadas à saúde e combate ao assédio moral, ações de requalificação profissional e alterações nas indenizações em casos de desligamento decorrente do fechamento de unidades bancárias, pois dependendo da situação, o pagamento adicional poderá sair de três para nove remunerações.
A medida ocorre em um cenário de reestruturação dos bancos privados, marcado pelo fechamento de unidades, redução de postos de trabalho e mudanças nos quadros de funcionários e funcionárias.
De acordo com Sandro Mattos, diretor do sindicato e representante da COE/Itaú pela Fetec CUT/CN, a defesa dos empregos continua sendo uma das principais preocupações das entidades sindicais: “Uma das nossas principais preocupações continua sendo a defesa dos empregos diante do fechamento de agências e das reestruturações promovidas pelos bancos. A nova Convenção traz alguns mecanismos de proteção, mas a atuação do sindicato continua necessária para garantir direitos, condições dignas de trabalho e respeito aos funcionários e funcionárias.”
Com a aprovação da proposta pela assembleia, o Sindicato dos Bancários do Pará deverá comunicar oficialmente a decisão à Contraf e à Fenaban e encaminhar os procedimentos necessários para a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho para a categoria de privados.
Fonte: Bancários Pará