Após longa espera, o Banco da Amazônia finalmente chamou as entidades sindicais para a assinatura do Ajuste Preliminar de Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014 nesta quarta-feira (30), às 17h30.
Além disso, o banco informou em comunicado interno que o ‘adiantamento das diferenças salariais referentes aos meses de setembro e de outubro’ será creditado na próxima sexta, dia 1º, assim como o adiantamento de R$ 500,00, valor referente à PLR e que ainda pode ser ressarcido ao banco no fechamento do Balanço de 2013, caso o banco não atinja sua previsão de lucro.
“A possibilidade de ter que devolver o que nem de PLR pode ser chamado é um retrocesso para o funcionalismo do banco. Esse item era um dos que levou as entidades sindicais a orientar a não aprovação da proposta, mas infelizmente nossos companheiros do Movimento de Oposição Bancária, da Contec e da AEBA se renderam ao assédio do banco e optaram por finalizar a greve. A luta continua em busca de outras conquistas, como o fim da lateralidade, a regulamentação do ponto eletrônico, isonomia de jornada, entre outras, das quais não abrimos mão”, ressalta o diretor do Sindicato e empregado do banco, Cristiano Moreno.
Também na sexta-feira serão realizados os pagamentos das diferenças de ticket e cesta alimentação, referentes aos meses de setembro, outubro e novembro. As diferenças decorrentes de conversões de licença prêmio, abono assiduidade, férias, de 1/3 constitucional de férias, de auxílio creche, de adicional noturno, de quebras e riscos, serão pagas em novembro.
A assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho deve ocorrer assim que o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), autorizar.
Fonte: Bancários PA