O Banco Central divulgou a lista dos bancos que mais receberam reclamações de clientes no mês de junho. Pelo ranking, é possível observar quais foram os cinco bancos que ficaram no topo da lista entre os grandes, com mais de um milhão de clientes, e médios, com menos de um milhão de clientes, e quais foram as principais reclamações analisadas e julgadas procedentes pelo BC em cada caso.
Para definir quais são as instituições mais reclamadas, o BC divide o número de reclamações pelo número de clientes, de maneira que os dados fiquem relativizados e não deixem sempre o banco com mais clientes à frente dos bancos com menos clientes.
Veja os resultados do ranking a seguir:
Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, foram registradas 761 reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central. As principais reclamações foram relacionadas a débitos não autorizados pelo cliente e tarifas cobradas por serviços não contratados.
1º Lugar: HSBC
Reclamações procedentes: 55
Número de clientes: 5.241.199
Índice*: 1,04
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): restrições para quitação de empréstimos antecipadamente e restrições para realização da portabilidade de crédito; realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; problemas de documentação em operações de crédito, como a ausência de contrato ou a verificação de informações incorretas nos documentos; e cobrança de tarifas por serviços não contratados.
O que o banco diz: “Sobre o ranking de reclamação do Banco Central, o HSBC informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que sempre avalia o mérito de todas as demandas, independentemente de serem procedentes ou não, bem como de todos os registros nos canais do Banco, tais como SAC e Ouvidoria, e utiliza esses levantamentos para aprimorar o atendimento aos consumidores, clientes e usuários de seus produtos e serviços”.
2º Lugar: Banco do Brasil
Reclamações procedentes: 229
Número de clientes: 32.814.761
Índice*: 0,69
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança de tarifas por serviços não contratados; realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo ou a não abertura da conta após solicitação; problemas nas operações em caixas eletrônicos, como alterações entre o valor recebido na hora do saque e o valor descontado na conta e divergências entre o depósito realizado no caixa e o valor creditado em conta.
Fonte: Exame.com