Banpará sem acessibilidade e efetivação. Sindicato cobra solução!

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Na última quarta-feira (25), o Sindicato encaminhou dois ofícios à direção do Banpará. Um dos documentos foi para cobrar a efetivação de bancários da Superintendência de Desenvolvimento de Sistema de Informação (SUSIS) que estão há mais de 90 dias exercendo função interina.

O outro ofício foi para solicitar a instalação de um elevador na agência Nazaré que está há mais de um mês em reforma. Essa mesma reforma foi tema de reunião com representantes do banco e dirigentes sindicais que na ocasião pediram o remanejamento dos bancários da unidade até o fim da obra.

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“Já que a unidade passa por reforma aproveitamos para pedir um elevador para o local já que alguns dos próximos funcionários que irão para lá tem dificuldades de locomoção. Um elevador seria o ideal para garantir a acessibilidade deles e de outros colegas que queiram concorrer a vagas nessa unidade. Aliás, a acessibilidade está regulamentada em lei”, defende a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

A lei federal 13.146/ 2015 prevê no artigo 34 que “a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas”.

Efetivação – Em outro documento, o Sindicato pede a efetivação dos funcionários da SUSIS que estão há mais de noventa dias exercendo função interina, conforme estabelecido no Acordo Coletivo de Trabalho vigente e que não está sendo cumprido pelo banco.

Além disso, o Sindicato questiona o Banpará sobre o pagamento, desses empregados, que não estariam recebendo as horas extras devidamente, com base de cálculo o salário da função interina.

Caso o banco não cumpra com o que foi acordado, o Sindicato irá ajuizar ação de cumprimento, para garantir a imediata efetivação dos empregados no cargo interino; além de garantir o pagamento de todas as verbas decorrentes, inclusive as horas extras.

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Fonte: Bancários PA

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