Bem-vindos (as)! Sindicato empossa novos delegados e delegadas sindicais durante curso de formação

0

Bancária do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia há mais de 30 anos e delegada sindical pela primeira vez. Mesmo que de forma virtual, Maria Lobato, não esconde a expectativa dessa nova função como representante do Sindicato no local de trabalho. “Estou gostando e adquirindo experiências que não tinha, essa é a minha primeira vez sendo delegada sindical e ainda quero saber mais sobre como eu posso me sair bem em meu mandato”, conta.

Na quarta-feira (20) e quinta (21), ela e outros 69 delegados e delegadas sindicais do BB, Caixa, Banco da Amazônia e Banpará, eleitos pelos colegas de trabalho, foram oficialmente empossados ao cargo sindical com mandato de um ano.

“O Sindicato dos Bancários representa a categoria do Pará somente, mas somos filiados à Federação e Confederação que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras do sistema financeiro no âmbito regional e nacional. O Sindicato conta com 36 dirigentes, porém, pouco mais da metade é liberada para o trabalho sindical, o que é pouco para cobrir todo o estado; e agora contamos com vocês para serem representantes do nosso Sindicato no local de trabalho e também trazer demandas dos colegas; e para que essa atuação seja efetiva, ao longo do mandato, de vocês, teremos outras formações”, explica a presidenta do Sindicato e bancária da Caixa, Tatiana Oliveira.

Tudo é político

“Nossa resistência se dá todos os dias e por estarmos em um ano eleitoral, ela tem que ser e acontecer de forma cada vez mais cautelosa; mas jamais silenciada, pois somente nas urnas conseguiremos ter “um país mais justo”, frase essa que é tema da nossa Campanha Nacional que já começou. E um Brasil mais equitativo é um país sem fome, desemprego; sem miséria, com emprego e principalmente dignidade a toda população”, defende a diretora de formação e bancária do Banpará, Heidiany Moreno.

No mês passado, ela e os diretores Márcio Saldanha (Comunicação), Wellington Araújo (subsede Marabá)e Rafaela Carletto (subsede Santarém) participaram do curso Formação de Formadores Inicial da CUT.

“Boa parte do que aprendemos nessa imersão de formação de extrema importância para nossa atuação como dirigentes sindicais repassamos aos novos delegados e delegadas sindicais, especialmente quanto à importância de estarmos atentos ao que acontece no poder Executivo e Legislativo que sugerem Medidas Provisórias quase que sempre em ataque e retirada de direitos da classe trabalhadora, e que não ganha destaque na ‘grande’ mídia; e é nosso papel publicizá-las e construir o enfrentamento”, avalia Rafaela Carletto.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.