“Amo as mulheres desde a sua pele que é a minha
a que se rebela e luta com a palavra
e a voz desembainhadas,
a que se levanta de noite para ver se o filho chora,
a que luta inflamada nas montanhas,
a que trabalha mal-paga na cidade,
Vamos e que ninguém fique no caminho…
para que este amor tenha a força dos terremotos…
dos ciclones, dos furacões
e tudo que nos aprisionava
exploda convertido em lixo” – Gioconda Belli, poetisa nicaraguense.
E foi com essa sensação de “Amar as mulheres” que a sede do Sindicato dos Bancário do Pará, em Belém, se transformou em um boteco só de mulheres. Aqui elas confraternizaram, contaram histórias, riram, se emocionaram, se divertiram, dançaram, comeram, beberam e ficaram um pouco mais por dentro do Programa Basta!
“Hoje é uma noite pra gente se encontrar, celebrar, mas também de falarmos de coisas importantes como os tipos de violência que sofremos por sermos mulheres. Somos o 14º sindicato de bancários do país a implementar o “Programa Basta: Não irão nos calar!”, que é um canal de denúncias para as vítimas em situação de violência doméstica. Nós já contamos com assessoria jurídica de um escritório de advocacia de mulheres e o WhatsApp, onde poderão fazer o registro, receber atendimento humanizado e obter orientações jurídicas. A gente espera que ninguém precise, mas se precisarem, estamos prontas para recebê-las e acolhê-las.”, explicou a diretora de Mulheres do Sindicato, Salete Gomes.
A quinta-feira de pagodinho ficou por conta do Pagode das Meninas, e quem aproveitou muito a nossa festa foi a Glauci Arouck, bancária do Banco do Brasil de Belém. “Top! Eu acho que a categoria feminina do Sindicato representou muito bem. Perfeita! E o sindicato também nos representa muito bem. Por isso eu convido todo mundo pra sindicalizar. Ele é importante principalmente pra nós, mulheres, que temos o nosso percentual muito mínimo na empresa, a gente fica e se sente cada vez mais valorizada, mais vistas”, reiterou.
A noitinha de boteco foi para recarregar as energias para uma sexta de trabalho nas agências, mas também do trabalho de continuar resistindo e lutando pela garantia dos direitos, valorização, segurança, livre do assédio como trabalhadoras bancárias e como mulheres independentes do local de trabalho.
“Tudo é fruto de muita luta. Nada nos é dado, ou a gente conquista ou fica sem. E essa confraternização em forma de boteco é pra gente comemorar as nossas vitórias no trabalho, no dia a dia, mas também celebrar as nossas conquistas históricas que são muito caras pra gente. A implementação do “Basta!” foi feita com muito estudo e muito diálogo. Hoje estamos em processo de consolidação, mas é, sim, uma grande conquista ter esse canal que nos acolhe, nos ajuda e nos aproxima também”, disse a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
(91) 99257-5443 é o número do Whatsapp do Basta em nosso estado. Todo o atendimento é feito por mulheres, começando em nosso setor de saúde à assessoria jurídica. O atendimento por Whatsapp é de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Fonte: Bancários PA