As centrais sindicais adiaram a greve nacional que estava sendo organizada para a próxima terça-feira (5), diante do cancelamento da votação da ‘Reforma’ da Previdência, que aconteceria no dia seguinte, 6 de dezembro, já que a paralisação seria mais uma das formas de barrar o fim da aposentadoria.
Representantes das seis centrais sindicais envolvidas na mobilização – a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – divulgaram a informação na manhã desta sexta-feira (1º).
Mas o Sindicato dos Bancários do Pará comunica toda a categoria que a assembleia da próxima segunda-feira (4), às 18h30, está mantida, pois são os bancários e bancárias que irão decidir pelo adiamento ou não da greve, assim como deliberaram pela greve. “Continuamos atentos e vigilantes à agenda da Câmara dos Deputados para não permitirmos que essa ‘reforma’ passe, e só com luta, união e mobilização é que somos fortes o bastante para impedir mais essa retirada de direitos da classe trabalhadora. Se o governo insistir em votar não nos restará outra alternativa que não seja parar o país”, destaca o presidente da entidade, Gilmar Santos.
Em nota, as centrais ressaltaram que a “pressão do movimento sindical foi fundamental para o cancelamento da votação da ‘Reforma’ da Previdência”, e que, por esse motivo, continuarão mobilizados e em estado de alerta de greve.
O adiamento da votação foi anunciado na noite da quinta-feira (30) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O deputado, envolvido na articulação para conseguir mais votos para a aprovação da ‘reforma’ da Previdência, disse que a conta ainda não fechou, pois são necessários pelo menos 308 votos.
A votação da ‘reforma’ ainda não tem data para acontecer, pode ser ainda nesse ano ou só ano que vem, segundo Maia, pois “ainda faltam muitos votos”, comenta. O prazo limite neste ano é o dia 15 de dezembro, penúltima semana de trabalhos no Congresso, uma vez que os últimos dias de sessões no Legislativo serão dedicados à votação do Orçamento de 2018.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DO ESTADO DO PARÁ, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 04.985.164/0001-76, por seu presidente que abaixo assina, tendo como base o artigo 11 de seu Estatuto Social, convoca todos os empregados da base territorial desta entidade para participarem da Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá no dia 04.12.2017, às 18h30, em primeira convocação, e às 19h, em segunda convocação, na sede do sindicato, a fim de deliberarem sobre a seguinte pauta do dia:
- Conhecimento e deliberação sobre a reforma da previdência;
- Deliberação sobre a paralisação das atividades laborais, por vinte e quatro horas, como manifesto contrário à reforma previdenciária, a partir da 00h do dia 12.12.2017;
- Rodízio de dirigentes sindicais, conforme previsão estatutária.
Belém, Pará. 02 de dezembro de 2017
GILMAR JOSÉ DOS SANTOS
PRESIDENTE DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DO ESTADO DO PARÁ
Fonte: Brasil de Fato, com Bancários PA
Atualizada em 02.12 às 10h