Os empregados da Caixa recebem nesta sexta (9) a primeira parcela da Participação dos Lucros e Resultados (PLR). A antecipação foi informada pelo banco após solicitação da Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa). A referência para o adiantamento é o lucro líquido do primeiro semestre.
De acordo com a Caixa, os componentes da PLR a serem reajustados pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) ainda levarão em conta os valores pagos no ano de 2021. A alegação do banco é de que como o INPC, referente ao período de setembro do ano passado a agosto de 2022, foi divulgado somente nesta sexta -mesmo dia do pagamento, não houve tempo hábil para incluir os ajustes.
“Nós solicitamos esclarecimentos à Caixa, que informou que na próxima folha salarial, ou seja, em 20 de setembro, pagará as diferenças”, disse o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Cardoso.
Como funciona
Na Caixa, o pagamento da PLR depende de algumas regras e é formado dois componentes: a PLR Fenaban e a PLR Social. A primeira é subdividida em duas parcelas: a regra básica – que corresponde a 90% da remuneração base, somada a um valor fixo; e a regra adicional, que é 2,2% do lucro líquido do exercício dividido por igual entre os empregados. Tanto para a regra básica, quanto para a parcela adicional existem limites para o pagamento.
Já a PLR Social, conquista dos empregados desde 2010, equivale a 4% do lucro líquido do exercício distribuídos de forma linear entre os trabalhadores. Além dessas regras, a soma da regra Fenaban com a PLR Social não pode ser inferior a uma remuneração base nem superior a três remunerações base.
Essas regras dizem respeito ao total a ser pago depois do fechamento do exercício anual da Caixa. No caso do adiantamento a ser pago neste dia 9, a referência é o lucro líquido do primeiro semestre.
Diante disso, todos os valores que compõem as regras da PLR são divididos pela metade. Estas são as diretrizes para o pagamento do adiantamento da PLR:
Conquista na Campanha Nacional 2022
Os bancários tiveram importantes conquistas em relação ao pagamento da participação nos lucros ou resultados. A regra básica e os valores fixos serão corrigidos pelo INPC e o teto da parcela adicional terá um reajuste de 13%.
PLR Social
Esta é uma das conquistas mais preciosas dos empregados após muita luta pelo reconhecimento ao trabalho que desempenham pela redução da desigualdade e para o desenvolvimento do país.
“Foi uma conquista em 2010 após muita luta das trabalhadoras e trabalhadores da Caixa. A PLR Social existe porque o lucro líquido da Caixa que está no balanço não expressa o trabalho que a bancária e o bancário da Caixa realizam em favor da população brasileira – é o pagamento do auxílio emergencial, financiamento de moradia popular, Fundo de Garantia, infraestrutura, saneamento básico e tantos outros programas que ajudam quem mais precisa”, explica Cardoso. “É o lucro social que não está no balanço, mas tem valor inestimável”.
Fonte: Fenae