CN2024: Segunda mesa de negociação com o Banpará debate isonomia e igualdade de oportunidades

0

Uma semana depois da primeira mesa de negociação, Sindicato, Contraf-CUT, Fetec-CUT/CN, Afbepa e direção do Banpará voltam a se reunir para dar continuidade às negociações da Campanha Nacional que na segunda rodada debateu isonomia e igualdade de oportunidades, desde o artigo 22 ao 37.

“Esse tema é contemplado até o artigo 51 da nossa minuta, mas como o debate foi bastante extenso ponto a ponto, não conseguimos finalizar o bloco de reivindicações que vai retornar na próxima mesa, na segunda-feira, dia 10; que ainda terá um destaque de extrema relevância que é o da tecnologia, onde o diretor do setor, Adriano Aguiar, vai participar da mesa para falar sobre os problemas que se arrastam e se agravam há anos, e esperamos que ele também traga encaminhamentos e soluções”, comenta a vice-presidenta do Sindicato e diretora da Fetec-CUT/CN, Vera Paoloni.

Além dela, o funcionalismo do Banpará foi representado pela presidenta da entidade, Tatiana Oliveira, pelos advogados Mary Cohen e Estevão Fragallo; bem como a presidenta da Afbepa, Kátia Furtado e o advogado, Omar Martins.

Já pelo Banpará, após publicação da Portaria 106/2024, a Comissão de Negociação tem novos representantes: o diretor administrativo que também é coordenador da Comissão, Paulo Arévalo, a coordenadora do núcleo jurídico, Henrieth Cutrim, a assessora da diretoria administrativa, Taciane Silva, além da assessora da presidência, Alice Coelho.

BANCO AINDA VAI ANALISAR PROPOSTA

Acesse aqui a minuta de reivindicações

ARTIGO 22. DA QUEBRA DE CAIXA PARA TESOUREIROS E COORDENADORES DE PAB. Sindicato vai fazer um levantamento do valor de quebra de caixa nos demais bancos. O pedido das entidades foi de 40%, mas só após nova rodada o banco vai reanalisar o pedido.

ARTIGO 23. DA GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO DE CAIXA PARA EMPREGADOS EM TREINAMENTO PRÁTICO NA FUNÇÃO DE CAIXA E EM SUBSTITUIÇÃO: Banco ficou de analisar a pedida de inclusão da quebra de caixa integral. Houve o compromisso de incluir as substituições emergenciais no mesmo formato de pagamento.

ARTIGO 27. DA INCORPORAÇÃO DE FUNÇÃO: Entidades pedem a descontinuidade, que hoje é de 180 dias, passe a ser maior; e que a partir de 60 anos, o empregado (a) também possa solicitar a incorporação, mesmo que o banco dê a última palavra, além de debater a maior remuneração e inclusão da verba de complementação. O banco ficou de analisar.

ARTIGO 29. DA ISONOMIA NOS REAJUSTES DAS GRATIFICAÇÕES DE FUNÇÃO: Banco vai propor nova redação, conforme acertado na primeira mesa.

ARTIGO 30. DA ISONOMIA ENTRE GERENTES DE AGÊNCIA E GERENTES DA MATRIZ: O Banpará rejeitou a integra da proposta, mas entidades vão propor nova redação.

ARTIGO 31. DA ISONOMIA ENTRE COORDENADOR DE POSTO DE SERVIÇO E COORDENADOR DE SERVIÇOS DA MATRIZ: O Banpará rejeitou a integra da proposta, mas entidades vão propor nova redação.

ARTIGO 34. DA VALORIZAÇÃO DOS COORDENADORES DE COBRANÇA: Banco vai responder junto com os demais artigos (29, 30 e 31) em que pretende fazer um bloco de discussões dessas cláusulas.

ARTIGO 35. DA VALORIZAÇÃO DOS AGENTES DE CALL CENTER: Banpará vai analisar a possibilidade onde a função de call center seja igual a função de caixa ou outra política de valorização.

BANCO NÃO CONCORDA

ARTIGO 32. DA VALORIZAÇÃO DE TÉCNICOS BANCÁRIOS E CAIXAS: Banco discorda da redação, mas ficou de analisar formas de reconhecimento por mérito.

ARTIGO 33. DA VALORIZAÇÃO DOS GERENTES DE PROJETOS: Banco também discorda da redação, pois entende que há similaridade entre gerente de projetos e analistas.

ARTIGO 36. DA GARANTIA DE PERMANÊNCIA NA FUNÇÃO COMISSIONADA: Banco vai analisar a ampliação do prazo que hoje é de 90 dias para um prazo maior.

ARTIGO 37. DA CRIAÇÃO DE FUNÇÕES PARA O ATENDIMENTO: Banpará vai fazer um levantamento, verificar se existe um estudo e a pauta volta à mesa.

Novo calendário

As próximas rodadas estão marcadas para os dias 10, 22, 23 e 31 de julho, sempre de 9h às 13h.

 

Leia também:

CN2024: Saúde foi o tema da primeira mesa de negociação com o Banpará

 

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.