CPI do Tráfico de Pessoas faz audiência sobre denúncias de trabalho escravo em Jirau

0

A CPI do Tráfico de Pessoas no Brasil realiza nesta terça-feira (21), audiência pública para investigar denúncias de trabalho escravo nas obras da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. O operário Raimundo Braga de Souza, 22 anos, é um dos convidados. Ele afirma ter sido vítima de prisão e tortura, na época em que trabalhava na obra da hidrelétrica.

A audiência está marcada para às 10h, no plenário 7.

Para o deputado Luiz Couto (PT-PB), que integra a Comissão Parlamentar, “é preciso investigar se houve ou não tráfico de pessoas de outros estados para Rondônia, bem como esclarecer a denúncia de Raimundo, que é grave”.

Participam ainda da audiência, o Secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia, Marcelo Nascimento Bessa; o membro do Grupo de Trabalho Tráfico de Pessoas e da Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, professor Willian Cesar de Andrade, representando o Arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Farias; o Diretor de Energia da Camargo Corrêa, Luiz Carlos Martins; o advogado Ermógenes Souza e a mãe de outro operário da usina hidrelétrica Jirau, Cleonilde Nunes Serrão.

Nesta terça acontece também a eleição para a 1ª vice-presidência da CPI que teve os trabalhos prorrogados por mais 60 dias, ou seja, até o dia 13 de outubro. O deputado Luiz Couto foi indicado pelo PT para substituir Erika Kokay (DF), que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo Couto, “a nossa intenção é aproveitar os períodos de esforço concentrado para votar requerimentos e promover novas audiências públicas”. Os deputados do PT Miriquinho Batista (PA) e Sibá Machado (AC) também integram o colegiado.

Fonte: Informes

Comments are closed.