Curso de formação sindical encerrou com disposição para lutar e confraternizar

0

Lançamento do Projeto Basta!, Grupos de Trabalho por bancos e almoço de confraternização de fim de ano marcaram o último dia de evento

O encerramento do Curso de Formação para delegados, delegadas e dirigentes sindicais promovido pelo Sindicato dos Bancários do Pará ocorreu no último sábado 07/12, com uma programação dinâmica, com formulação de muitas propostas de lutas gerais do ramo financeiro e específicas em cada banco público, e um almoço descontraído, com roda de samba e muita alegria na confraternização de final ano realizada entre os participantes.

Apesar da manhã do sábado, infelizmente, ter iniciado com a triste notícia do falecimento da mãe da diretora de mulheres do Sindicato, Salete Gomes, o curso manteve sua programação e abriu seus trabalhos com uma mesa sobre combate à violência contra as mulheres e o Projeto Basta! Não irão nos calar! Uma iniciativa da Contraf-CUT que foi lançada aqui no Pará no último dia 28 de novembro. O espaço contou com a participação da coordenadora do projeto na Contraf-CUT, Phamela Godoy, das advogadas Marcelle Oliveira e Rosiane Trindade, e da presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

O ‘Projeto Basta’ foi bem recebido pelas bancárias e durante o debate houve o compartilhamento de histórias de violência sofridas por delegada e dirigente sindical, que serviram de incentivo a outras mulheres para não se calarem e se levantarem, junto com o Sindicato, contra o machismo e todas as formas de opressão, seja em casa ou em cada local de trabalho.

Em seguida, o plenário dividiu os participantes em grupos de bancos públicos, para debaterem e aprofundarem a formulação de ações políticas de base que contribuam para o fortalecimento do Sindicato e das lutas do ramo financeiro em todo Pará.

Ao final foi montada uma grande roda, onde cada grupo apresentou suas avaliações positivas, as fragilidades e propostas de melhorias para as próximas formações sindicais. Depois da parte política, foi hora de almoçar no Café com Arte, ao som do samba do grupo Fé no Batuque e Iara Mê, e se divertir na confraternização de final de ano, rumo a um 2025 de muitas lutas e conquistas para a classe trabalhadora e para o ramo financeiro.

“Acho que nesse encontro com os delegados, delegadas e dirigentes sindicais bancários do Pará nós conseguimos avançar bastante na compreensão sobre o papel dos delegados a cumprir em cada local de trabalho, para representar o Sindicato junto aos seus colegas e as situações do cotidiano, discutimos os contextos e as agendas políticas colocadas, discussões específicas de cada banco também, o que é uma tarefa importante para que o Sindicato possa subsidiar sua ação política. Entendo que o curso atingiu esse objetivo e seguimos com mais ações de formação sindical e educação política”, destacou o sociólogo e ministrante do curso, Anderson Campos.

“O Sindicato está muito feliz com a realização desse curso de formação, que reuniu quase 70 delegados e delegadas sindicais, a maioria do interior do Pará, que se deslocaram por muitos quilômetros para estar aqui, participar conosco, trazer as demandas de cada agência, de cada cidade, pautar o Sindicato em relação a temas a serem mais discutidos, aprofundados, e lutas que deveremos organizar com a categoria em todos os bancos. O curso foi um sucesso e estamos ansiosos para promover a próxima edição”, ressalta a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

 

Leia também:

Urgência climática na agenda de lutas bancárias

Bancários e bancárias paraenses finalizam 2024 com formação sindical

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.