Em ação do Sindicato do Pará, TRT determina que Banco da Amazônia pague corretamente a PLR 2011 aos empregados

0

Rosalina Amorim - Não abrimos de nenhum direito conquistado através da luta da categoria recorremos à Justiça e agora a PLR 2011 deverá ser paga corretamente aos empregados e empregadas do Banco da AmazôniaEm decisão tomada nessa quarta-feira, dia 20 de março, a 3ª Turma do Tribunal Regional Trabalho julgou o Processo 0000665-10.2012.5.08.0014 movido pelo Sindicato dos Bancários do Pará, onde cobra o pagamento correto da PLR de 2011 aos empregados do Banco da Amazônia, e deu procedência à reivindicação dos trabalhadores.

“Movemos essa ação no ano passado, quando o Banco da Amazônia pagou incorretamente a PLR de 2011 dos empregados, pois naquele ano o banco lucrou 78,6 milhões e desse total destinou 6,28 milhões para o pagamento da PLR. Porém, o Acórdão de 12 de dezembro de 2011 do TST fixou a PLR em 9,25% do lucro, ou seja, o valor total da PLR deveria ser de 7,27 milhões e não o que foi divulgado pelo Banco. Nosso Sindicato não aceita que nehum direito seja retirado dos trabalhadores, por isso recorremos à Justiça e agora a PLR 2011 deverá ser paga corretamente aos empregados e empregadas do Banco da Amazônia”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim

“Felizmente a justiça atendeu nosso pedido e agora o Banco da Amazônia terá que corrigir o pagamento da PLR conquistada em 2011 pelos empregados, após 77 dias de greve”, complementa o diretor do Sindicato e empregado do Banco da Amazônia, Cristiano Moreno.

Entenda o caso – Em maio de 2012 o Sindicato ingressou com ação judicial pleiteando o pagamento correto da PLR de 2011 no Banco da Amazônia, tendo como base o balanço financeiro do banco naquele período, conforme determinação do dissídio coletivo acordado pelo TST. O Sindicato também pediu na ação que o pagamento fosse feito em sede de tutela antecipada, o que foi rejeitado pelo Juiz de 1ª instância.

Em que pese o mesmo Juiz que indeferiu a tutela ter decidido pela improcedência dos pedidos na sentença, o Sindicato dos Bancários do Pará, através de recurso ao TRT, conseguiu reformar a decisão, onde o Tribunal determinou que o Banco da Amazônia fizesse o pagamento correto da PLR 2011 dos empregados da instituição, nos moldes do que foi determinado pelo TST. O banco ainda pode recorrer da decisão.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.