Passavam pouco mais de 16 horas, da última quarta-feira (12), horário de encerramento do atendimento ao público nas agências bancárias, e nenhum cliente ou usuário estava dentro da Caixa em Bragança, nordeste do Pará, para ser atendido. “Eu e a diretora Fabianny Cardoso viemos aqui constatar exatamente as ocorrências, o que tem acontecido aqui no município; onde tem se falado em redes sociais que o atendimento na agência Bragança não é a contento; o que é uma mentira. Estivemos hoje, o dia inteiro, de plantão aqui na agência, acompanhado o atendimento dos colegas bancários que prestam atendimento de excelência para população, dentro das condições que estão colocadas de infraestrutura e número de empregados, os empregados dão o seu melhor. A fila não fica parada, há um esforço em atender a todos, com a cordialidade dos colegas da Caixa. Nosso papel enquanto Sindicato é vir defender até a hombridade dos nossos colegas que aqui prestam serviço de excelência”, afirma o diretor do Sindicato, Everton Cunha, que também é bancário da Caixa.
A Lei Estadual 7.255/2009 determina, para todo o Pará, o prazo máximo de espera de até 30 minutos, em dias normais, e até 45 minutos, em véspera e depois de feriados prolongados.
No mês, o vereador João Paulo Silva de Sousa (PP) esteve por diversas vezes na unidade, seja de madrugada ou durante o dia para compartilhar nas redes sociais e em uma rádio local sobre a espera nas filas, além de culpar bancários e bancárias pela demora, ao se referir a distribuição de senhas depender da “boa vontade dos funcionários”.
Primeiro, o horário de funcionamento dos bancos é regulado pelo Banco Central do Brasil, das 10h às 16h, na maioria das cidades brasileiras e conforme fuso horário. A distribuição de senhas serve para controlar e organizar o acesso às agências dentro do horário de expediente bancário.
A Caixa em Bragança atende não somente a população local, mas de várias localidades próximas que tem apenas uma opção de transporte público para ir e voltar, que sai ainda de madrugada e volta às 11h, por esse motivo, muitas pessoas aguardam atendimento do lado de fora e muito antes de a unidade abrir.
“Para garantir que todos sejam atendidos e não percam a condução, a triagem começa às 9h e quem for prioridade já vai sendo encaminhado para atendimento bancário”, explica o dirigente sindical.
Além disso, desde 2022 foi aberto edital para abertura de nova agência e os trâmites são demorados, pois o prédio precisa ser todo adaptado para o leiaute de um banco. Mas para o Sindicato, o município precisa de mais uma Caixa e não somente mudança de endereço, do atual para um novo espaço.
“Nesse sentido, já entramos em contato com o líder go governo local, o vereador Gleidson Miranda para solicitarmos audiência pública sobre a abertura de mais uma agência da Caixa no município e ele se mostrou muito solícito à nossa demanda e aguarda nosso ofício para encaminhar”, conta Everton Cunha.
A Caixa também vem tentando a abertura de caixas eletrônicos da rede 24 horas, já que é o único banco na cidade que tem caixas eletrônicos, mas que atendem somente quem tem conta na instituição financeira.
“Repudiamos qualquer fala que possa levar a atos de violência contra os trabalhadores e trabalhadoras da Caixa. O papel do parlamentar e de qualquer cidadão é buscar os canais corretos para provocar mudanças e melhorias. Não se pode querer jogar a população contra um corpo funcional que todos os dias faz a diferença na vida dos residentes em Bragança e região. A pauta de mais contratações é uma pauta permanente da nossa entidade, em nome dos empregados e empregadas que clamam por mais contratações para darem conta de tanto trabalho que a empresa demanda”, afirma a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira, que também é bancária da Caixa.
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Fonte: Bancários PA