O banco Itaú está implementando demissões na categoria bancária, o que traz prejuízos ao atendimento à população de maneira geral, bem como cobrando metas abusivas e fechando agências. Por isso, seguindo a orientação da Fetec-CUT/CN, que realizou atos em toda a região Centro Norte, estivemos na manhã desta segunda-feira, 6 (seis), um ato em frente a agência Itaú da XV de Novembro, em Belém.
Com a fila lotada fora da agência, explicamos aos clientes, usuários e usuárias e a quem mais estava trabalhando nas proximidades, que o banco tem uma estratégia de demissão, fechamento de agências, precarização do atendimento, enquanto aumentam cada vez mais os seus lucros.
“A XV de Novembro já foi conhecida como a “rua dos bancos”, e hoje tem apenas o Itaú, e de maneira precarizada com poucos caixas para atender a população, o que resulta em filas intermináveis, com clientes e usuários, às vezes passando o dia todo na agência. Então esse nosso ato vem denunciar esse desmando e a falta de respeito do Itaú também com os bancários de bancárias, que diariamente tem uma alta cobrança de metas, que muitas vezes não têm como cumprir o que gera adoecimento físico e mental na categoria. E para piorar, o banco enviou uma proposta referente às horas extras, que não deixam claro a impossibilidade de compensação aos sábados, domingos e feriados, e a validação do ponto eletrônico pelos sindicatos. Esse é um risco e um entrave que nos faz não assinar o acordo”, afirma o diretor Sandro Mattos, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa (COE) Itaú.
Entre outras pautas, está o fato de as agências estarem se tornando cada vez mais digitais.
“Além do adoecimento, da alta cobrança de metas, ainda tem o fato de que os bancos querem que a gente se vire no celular, no caixa eletrônico, que a gente se auto atenda. O Banco Central garante ao cliente a escolha de como prefere ser atendido, mas os bancos têm dificultado esse atendimento presencial com a redução de agências e de bancários e bancárias”, evidenciou Tatiana Oliveira, presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará.
Após a realização dos atos, o banco Itaú respondeu ao ofício da FETEC-CUT/CN, aceitando nova negociação para esta terça-feira, 7, às 8h.
Fonte: Bancários PA