O filme de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, foi indicado a Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Roteiro Original do Bafta 2026, considerado o Oscar britânico, nesta terça-feira (27).
A Academia Britânica de Cinema também indicou o documentário Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, a Melhor Documentário, e o fotógrafo Adolpho Veloso, pelo trabalho em Sonhos de Trem, a Melhor Fotografia. Com isso, o Brasil está presente em quatro indicações da premiação, cuja cerimônia será realizada em 22 de fevereiro, em Londres.
Na semana passada, O Agente Secreto foi indicado em quatro categorias do Oscar 2026. O longa brasileiro concorre às estatuetas de Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco e Melhor Filme Internacional. Wagner Moura, protagonista do filme, também foi indicado e concorre à estatueta na categoria de Melhor Ator. A cerimônia será realizada na noite de 15 de março.
Com atuação prestigiada, Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro, no dia 11 de janeiro. Agora, na 98ª edição do Oscar, ele disputa o prêmio com Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Michael B. Jordan e Ethan Hawke.
Além do Agente Secreto, o brasileiro Adolpho Veloso também foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Fotografia pelo trabalho no drama Sonhos de Trem.
Fonte: Brasil de Fato