Golpista manda SMS como se fosse da Caixa e diz que assinatura eletrônica expirou

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Golpistas estão mandando SMS dizendo aos correntistas da Caixa, milhares deles aposentados e pensionistas e trabalhadores e trabalhadoras com salários médios mais baixos, dizendo que a assinatura eletrônica que dá acesso ao Internet Banking expirou.

Eles enviam um link falso para reativação do acesso e pedem que o cliente da Caixa digite usuário e senha do Internet Banking e clique em continuar. E é neste momento que o golpe é aplicado, explica a repórter Tarsila Braga, do RecontaAí.

Os correntistas que clicam no link falso são direcionados para um site idêntico a página inicial do Internet Banking da Caixa e, na tela aparece um aviso dizendo que a conta está pendente de validação. Confira na imagem abaixo.

Foto: REPRODUÇÃO/RECONTA AÍ

Para evitar bloqueio total da conta, diz a mensagem no site falso, é preciso seguir o procedimento em tela, que orienta os correntistas a digitarem seus dados (usuário e senha do Internet Banking).

Os correntistas que digitarem os dados estarão dando aos bandidos acesse total às suas contas correntes, que poderão ser movimentadas como os golpistas bem entenderem.

Como mostra a imagem abaixo, o SMS é enviado pelo número 87638 e NÃO é um canal oficial de comunicação da Caixa. O endereço do site já indica que é uma fraude. A Caixa é um Banco Público, seus sites oficiais sempre possuem no endereço o “.gov.br”. Ou seja, para o link da mensagem ser um link oficial da Caixa, ele não poderia ser “.com”, mas sim “.gov.br”.

Foto: REPRODUÇÃO/RECONTA AÍ

Como não cair nesses golpes

Esse tipo de golpe onde o hacker usa um link de um site falso ou números de telefone é muito comum. Os assuntos usados como isca são variados. A reportagem ouviu o advogado Rafael Faben, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais. Segundo ele, é fundamental que as pessoas tomem algumas precauções para evitar ao máximo cair em golpes virtuais.

O primeiro passo é desconfiar e não clicar em qualquer link enviado em nome das instituições financeiras. “O banco não vai fazer contato por e-mail, SMS e nem por WhatsApp”. Se tiver dúvidas, continua o advogado, “antes de clicar, pesquise no Google se aquele domínio é realmente verdadeiro ou não”.

De acordo com o advogado, o ideal é seguir somente as orientações repassadas pelo site ou aplicativo do banco. E, caso ainda tenha dúvidas sobre a veracidade do e-mail ou SMS, busque informações direto com o banco.

 

Fonte: CUT Nacional

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