Inflação baixa, dólar em queda e alta na Bolsa: economia começa semana com dados positivos

0

A semana começou positiva para os analistas econômicos e para quem trabalha com os indicadores brasileiros. O principal dado desta segunda-feira (9) foi a queda na previsão da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,99% para 3,97% em 2026.

A divulgação do Boletim Focus do Banco Central estimou, nesta semana, uma estabilização da inflação para 2027, em 3,8%. Para 2028 e 2029, as previsões são de 3,5% para os dois anos. Os números animaram o governo faltando meses para a eleição presidencial. A gestão petista tem usado como trunfo a estabilização dos indicadores no país.

Essa foi a quinta queda seguida para a previsão de inflação e mantém o país dentro do intervalo da meta para o IPCA. Hoje, a meta está em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5%, e o superior, 4,5%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta terça-feira (10) o primeiro levantamento da inflação de 2026, com os dados de janeiro.

Dólar em baixa e bolsa em alta

A moeda estadunidense terminou o dia cotada em baixa, abaixo dos R$ 5,20. O recuo foi de 0,62%. Esse é o menor valor desde maio de 2024. A queda também acontece em um momento de fortalecimento das moedas latino-americanas frente ao dólar. O peso colombiano, por exemplo, teve uma valorização de 2,31%, enquanto o peso mexicano subiu 0,08%.

Já o índice da Bolsa, a Ibovespa, renovou o recorde e atingiu os 186.241 pontos, com alta de 1,80%.

Esse movimento foi lido por analistas como uma resposta à fala do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, sinalizando uma “calibragem” na taxa de juros. A taxa de juros está em 15% ao ano. Essa é a quarta maior taxa de juros nominais reais do mundo.

“Eu acho que agora a gente chega num momento onde a palavra-chave desse ciclo de política monetária é a palavra calibragem. Acho que essa é a palavra essencial: calibragem”, afirmou.

 

Fonte: Brasil de Fato

Comments are closed.