Evento terá participação do DIEESE Nacional e do Escritório Mary Cohen. Programa vai ao ar às 18h dessa quinta 19/08, pelo Facebook e Youtube do Sindicato
Depois do Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa, realizado no dia 18, o Sindicato dos Bancários do Pará realizará nesta quinta-feira 19/08, às 18h, em suas páginas do Facebook e YouTube, a Live Bancária para debater os impactos da Proposta de Emenda Constitucional 32 (reforma administrativa) e da Medida Provisória 1045, que aprofunda a reforma trabalhista em plena pandemia.
A live terá coordenação da presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira e participação do Diretor Técnico Adjunto do DIEESE, José Silvestre e do Escritório de Advocacia Trabalhista e Sindical Mary Cohen, com a advogada Célia Menezes.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, a chamada Reforma Administrativa, acaba com a estabilidade do servidor público e, também, dos trabalhadores das empresas públicas, incluindo os bancos. Tem sérios impactos na vida de toda a população e afeta qualquer retomada de desenvolvimento econômico.
Já a MP 1045, que teve seu texto aprovado na Câmara e agora segue para análise no Senado, diz que categorias com jornadas especiais (menores que oito horas), como é o caso dos bancários, podem ter a jornada estendida para oito horas mediante acordo individual ou acordo coletivo, fixando em 20% o adicional pelas horas extras que passam a compor a jornada normal de trabalho (sétima e oitava horas). Hoje, a legislação determina que a hora extra seja paga com adicional de 50% (segunda a sábado) e 100% (domingos ou feriados).
“Tanto a PEC 32, como a MP 1045, trará profundos prejuízos para a categoria bancária e demais categorias de trabalhadores. Nosso objetivo nessa live é analisar os efeitos dessas medidas no cotidiano bancário e mobilizar nossa categoria para enfrentar mais esses ataques aos nossos direitos. A pauta é de interesse geral da nossa categoria e, por isso, esperamos vocês nessa live, que é muito importante para todos nós. Agende aí e participe!”, convida a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.
Fonte: Bancários PA