Na Alepa: Próxima segunda-feira (15), às 9h30, tem reunião de trabalho sobre demissões, reestruturações nos bancos e seus impactos

0

Dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o emprego bancário seguiu em queda no primeiro trimestre deste. Ao todo foram eliminadas 1.197 vagas — número 67,8% superior ao registrado no mesmo período de 2024.

A análise por área ocupacional revela que o maior impacto ocorreu nas atividades diretamente relacionadas à função bancária, com retração de 9.105 postos em um ano, atingindo principalmente caixas, escriturários e gerentes. As áreas administrativa e de atendimento ao público também apresentaram saldos negativos, ainda que em menor escala.

“Só aqui no Pará, segundo levantamento feito pelo nosso Sindicato, somente no primeiro semestre de 2025, somente o Bradesco já demitiu 74 empregados e empregadas, além de fechar várias agências e transformar outras em unidades de negócios. Todas essas mudanças têm impacto direto nas condições de trabalho que ficam cada vez mais precárias e adoecem fisicamente e psicologicamente quem fica, além do atendimento à população que deixa de ter a mesma qualidade”, explica a diretora doe formação política do Sindicato e bancária do Bradesco, Eliana Lima.

Diante de toda esta constatação e em busca de encontrar alternativas que resolvam ou minimizem, a curto prazo, tais consequências, o Sindicato dos Bancários foi até o gabinete do deputado estadual, Carlos Bordalo (PT) solicitar uma reunião de trabalho com a presença de representantes dos bancos, da sociedade civil, Dieese, além de psicólogos. O encontro será na próxima segunda-feira (15), às 10h, na sala multiuso da Assembleia Legislativa do Pará.

“Esse debate é extremamente importante para o Brasil, para o Pará, especialmente para a categoria dos bancários e das bancárias. Nós vamos tratar acerca das mudanças que vêm se processando no sistema de trabalho e nas características do setor bancário hoje, no mundo e no país. Isso tem acarretado crises que tem conduzido a uma epidemia no sistema bancário, do ponto de vista dos trabalhadores, de transtornos mentais, de estresse, e a saúde do bancário e da bancária sempre foi objeto de muita preocupação. Desta forma, eu quero convidar todos os bancários, as bancárias, a sociedade em geral para participarem de uma reunião de trabalho onde nós iremos ouvir o diagnóstico do Sindicato dos Bancários, traçar plano de luta, de trabalho, para o acolhimento, para a abordagem, e para a oferta de novas condições de trabalho mais saudável para a categoria “, convida o parlamentar.

“Reforçamos o convite que é para toda a categoria e população; queremos falar da nossa realidade, mas também ouvir a categoria; além de clientes e usuários, para que juntos e juntas possamos construir estratégias que beneficiem quem está no atendimento e quem recebe também o serviço. As mudanças no setor financeiro são bem-vindas, mas desde que antes sejam debatidas com as entidades representativas da categoria, que somos nós”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

 

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.