No dia do anúncio da nova Selic, Sindicato protesta por #JurosBaixosJá

0

Com a taxa básica de juros, a Selic, em termos reais (juros menos a inflação), mais alta do mundo; no dia em que o Banco Central vai anunciar a nova taxa, Sindicato e várias outras entidades Brasil afora foram às ruas protestar por #JurosBaixosJá.

“É inadmissível que um cara (Roberto Campos Neto) que foi indicado pelo Bolsonaro continue na presidência do Banco Central e não tem hombridade de respeitar a política econômica que saiu das urnas. Ninguém aguenta essa política de arrocho, de juros altos que encarece o combustível, que encarece o alimento, que encarece o transporte, que faz com que a vida se torne mais difícil para o povo brasileiro. Nessa lógica, como é que alguém que vem pro banco pedir empréstimo para abrir seu próprio negócio vai oferecer aquele serviço barato se ele vai ter que pagar juros altos pro banco?”, indaga a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Quando o Banco Central decide reduzir a Selic, as taxas de juros dos empréstimos e financiamentos tendem a diminuir, tornando o crédito mais barato e acessível, estimulando a demanda por empréstimos, fomentando o investimento das empresas, o que faz a economia girar.

Na capital paraense, a manifestação por #JurosBaixosJá foi em frente a agência Canudos do Banco do Brasil. O ato faz parte de uma campanha nacional da CUT e demais centrais contra os juros altos.

“É inaceitável que hoje, dia 20 de setembro de 2023, nós ainda estejamos nos esgoelando na frente das agências, em todos os lugares para que Campos Neto e essa diretoria absurda do Banco Central pare de travar o país. Pare de travar o desenvolvimento com essa taxa de juros absurda, imensa, estratosférica em que a gente compra algo de mil e pagar 3, 4 vezes mais porque vem a maldita da taxa de juros embutida naquela compra”, protesta a vice-presidenta do Sindicato e também presidenta eleita da CUT-PA, Vera Paoloni.

A última redução da taxa básica de juros, de meio ponto, foi anunciada em 2 de agosto quando a Selic baixou de 13,75% para 13,25% ao ano. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniu para definir a nova taxa; e o anúncio será feito pelo Banco Central ainda hoje (20). Economistas do mercado projetam queda de 0,5 ponto percentual, reduzindo o índice para 12,75%.

Leia também: Copom volta a anunciar queda de Selic, que vai para 12,75%

 

Fonte: Bancários PA com agências de notícias

Comments are closed.