Nota de solidariedade à presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e de repúdio à OAB-PE

0

O Sindicato dos Bancários do Pará é solidário à presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (SEEB-PE), companheira Suzineide Rodrigues, e repudia a tentativa da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Pernambuco (OAB-PE) de desmobilizar a greve dos trabalhadores e criminalizar o movimento sindical, ao ponto extremo de pedir a prisão da presidenta do SEEB-PE, o qual foi negado pela Justiça do Trabalho que o considerou improcedente e excessivo.

O pedido de prisão da presidenta do Sindicato demonstra a postura antidemocrática da OAB-PE. Em quase todos os estados brasileiros, a OAB entrou com ações na Justiça para enfraquecer a greve dos bancários, que estão há 31 dias construindo um movimento legal e legítimo.

Não aceitamos a criminalização dos dirigentes sindicais bancários, nem tão pouco dos movimentos sociais e dos direitos dos trabalhadores. A postura da OAB-PE se configura como a expressão latente do machismo e do ódio de classe que avança em nosso país.

Ressaltamos que a greve é um conquista histórica da classe trabalhadora e é um instrumento constitucional que assiste nossa categoria nesse processo de negociação com os bancos em defesa de melhores salários, empregos e direitos para os bancários e bancárias.

Parabenizamos toda a categoria bancária pernambucana pela construção e contribuição relevante dada a nossa Campanha Nacional 2016 e pela resistência ao autoritarismo da OAB-PE, em especial à companheira Suzineide pela força e bravura na condução dessa greve.

Nossas entidades sindicais são irmãs e seguirão firmes na luta em defesa da categoria bancária e da classe trabalhadora.

 
Belém-PA, 31 de outubro de 2016.

 

Sindicato dos Bancários do Pará

Comments are closed.