O Sindicato dos Bancários vem a público esclarecer o processo de votação ocorrido na Assembleia dos funcionários da Caixa, em 06/10/2014, que deliberou por maioria pelo fim da greve, pois tem sido compartilhado nas redes sociais acusação de que o Sindicato teria manipulado o resultado dessa assembleia.
O referido texto afirma, de forma equivocada, que a decisão da assembleia teria sido pela rejeição da proposta da Caixa e que o Sindicato não havia respeitado tal decisão. Informamos que ocorreu justamente o contrário: a decisão final da maioria dos presentes foi favorável à aceitação da proposta.
A assembleia iniciou com a apresentação da proposta da Caixa, em seguida foi aberto espaço para a manifestação dos bancários presentes, nesse momento quatro bancários manifestaram-se a favor da aceitação da proposta e nenhum se manifestou contra. A mesa conduziu o processo de votação no qual a maioria votou pela rejeição da proposta, no entanto, imediatamente foi feito questionamento quanto a improcedência da proposta de rejeição, pois a rejeição não havia sido apresentada por nenhum bancário presente, e, por conta disso, os participantes não estavam devidamente esclarecidos.
Com o consentimento dos presentes, a primeira votação foi anulada e foram abertas duas falas contrárias e duas favoráveis a aceitação, sendo realizado novo processo de votação no qual a proposta de aceitação obteve 27 votos e a proposta de rejeição 16 votos, ou seja, parte dos participantes, exercendo sua liberdade de opinião, mudaram o seu voto.
A defesa dos pontos de vista dos participantes é tão importante que pode alterar os rumos de uma deliberação, como ocorreu nessa assembleia em especial. Dessa forma, o Sindicato dos Bancários reitera o seu compromisso com a democracia, com a liberdade de expressão e com a garantia do debate franco, aberto e respeitoso, acreditamos na importância do diálogo para a tomada das melhores decisões em prol da categoria.
Sindicato dos Bancários do Pará