A Receita Federal divulga nesta quinta-feira (23) o primeiro lote de restituições do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) 2024. No total, serão contemplados neste primeiro lote 5.562.065 contribuintes. A Receita decidiu dar prioridade aos contribuintes que vivem no Rio Grande do Sul em virtude dos estragos no estado após temporais. A lista de prioridades inclui, também, pessoas idosas, com deficiências ou que tenham o magistério como principal fonte de renda.
A lista será divulgada às 10h. Para verificar se foi contemplado nessa primeira leva, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita (disponível aqui), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. O sistema indica, ainda, se há pendências na declaração, permitindo retificações, se for o caso.
As pessoas que estiverem na lista receberão o valor da restituição direto na conta bancária informada no momento do preenchimento da declaração do Imposto de Renda no próximo dia 31 de maio. Caso não receba na data indicada, o contribuinte deve entrar em contato com o Banco do Brasil por telefone. Os números são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Valor recorde
Segundo a Receita, o valor total pago aos contribuintes que farão parte da lista é o maior já pago em um lote de restituição do IRPF, totalizando R$ 9,5 bilhões. A maior parte desse valor (cerca de R$ 8,9 bilhões) está destinado aos contribuintes prioritários.
No total, quase 890 mil contribuintes do Rio Grande do Sul vão ser contemplados neste primeiro lote de restituição do imposto. A lista que será divulgada nesta quinta tem ainda quase 3 milhões de pessoas com idades a partir de 60 anos; pouco mais de 163 mil com deficiências ou moléstias graves; e mais de 1 milhão de pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério.
Declaração até dia 31 de maio
Apesar de já estar iniciando o pagamento das restituições, a Receita ainda aguarda receber declarações de pessoas que deixaram para a última hora. Até a última segunda-feira (20), cerca de 15 milhões de pessoas ainda não tinham feito a entrega. O prazo final para entrega é 31 de maio. Entretanto, para os contribuintes dos 336 municípios gaúchos atingidos pelas enchentes, a data final é 31 de agosto.
Fonte: Brasil de Fato