Seminário debate a segurança bancária no Pará

0

Rosalina Amorim coordenou a mesa de abertura do primeiro Seminário de Segurança Bancária do ParáO Sindicato dos Bancários do Pará realizou na última sexta-feira e sábado, 15 e 16 de março, o Seminário de Segurança Bancária, no auditório do Complexo Cultural Bancário, em Belém. O evento reuniu delegados sindicais bancários de todo o Estado, vigilantes, transportadores de valores, representantes dos departamentos de segurança dos bancos, Guarda Municipal, Polícia Militar, SEGUP, parlamentar estadual e dirigentes sindicais da Contraf-CUT, FETEC Centro Norte, CNTV (Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes) e CUT Pará.

O primeiro dia do Seminário foi dedicado exclusivamente aos delegados sindicais bancários, que tiveram a oportunidade de discutir intensamente a situação da segurança pública e a insegurança bancária no Pará, a conjuntura nacional e as legislações nacionais sobre segurança bancária, o panorama das políticas e medidas adotadas pelas áreas de segurança das instituições financeiras no Pará, e as contribuições da CNTV na construção de políticas em prol de melhorias na segurança bancária.

Evento reuniu todos os segmentos de trabalhadores do ramo financeiro e também foi aberto para toda a sociedadeO debate de abertura do evento foi feito pela presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim, pelo vice-presidente do Sindicato e da Fetec-CN Sérgio Trindade, pelo secretário de relações de trabalho da Contraf-CUT Adílson Barros, pela diretora de comunicação da CUT Pará Vera Paoloni e pelo sub-comandante da Guarda Municipal de Belém Edson Oliveira.

Ademir Widerkehr e José Boaventura fizeram um rico debate sobre conjuntura e legislações sobre segurança bancáriaDestaque também para as palestras de Ademir Widerkehr – Secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador da Comissão Nacional de Segurança Bancária; de José Boaventura dos Santos – Presidente da CNTV; e de Sandro Mattos, diretor jurídico do Sindicato dos Bancários do Pará e também membro da COE de segurança da FETEC-CN, que juntamente com a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, fizeram o lançamento da Cartilha de Segurança Bancária.

Deputado estadual Edilson Moura e o Coronel da PM Costa Junior trouxeram grandes contribuições ao debateO último dia do evento foi aberto ao público em geral, que participou de um longo debate sobre a insegurança no Pará, o qual contou com as colaborações do deputado estadual Edilson Moura (PT/PA), e do Coronel da Polícia Militar Osmar Costa Júnior.

Foi unânime o sentimento entre bancários e sociedade civil em geral que estiveram presentes de o quanto é grave a insegurança pública e bancária no Pará. Esta entidade sindical continuará na luta por melhores condições de segurança, pois nenhuma vida pode ser posta em risco pela negligência estadual ou privada.

Sandro Mattos durante o lançamento da cartilha de Segurança Bancária do SindicatoSobre a Cartilha de Segurança Bancária – A cartilha formulada pelo Sindicato dos Bancários do Pará e lançada durante o seminário tem o objetivo de qualificar o debate sobre (in) segurança bancária, de democratizar informações importantes sobre as principais normas que regulamentam o tema. Para este sindicato é imprescindível a união de toda a sociedade em prol dessa demanda, pois somente assim poderemos encontrar soluções factíveis sobre a questão da segurança bancária, tornando nossa sociedade mais tranquila ao utilizar o sistema financeiro.

Carta do Pará – Ao final do Seminário os participantes aprovaram a Carta do Pará, com uma série de propostas para que o Poder Público e as instituições financeiras públicas e privadas adotem como medidas no sentido de garantir mais segurança a todos os trabalhadores e usuários do sistema financeiro nacional.

A carta está aberta a contribuições da categoria até o próximo dia 31 de março, pois a intenção do Sindicato dos Bancários é divulgá-la oficialmente para toda a sociedade a partir de abril. As sugestões de adendos podem ser remetidas para os seguintes e-mails: presidencia@bancariospa.org.br, juridico@bancariospa.org.br, ssmjuridico@gmail.com

> Clique aqui, veja a versão parcial da Carta do Pará e mande sua contribuição.

“A segurança bancária é um tema que o movimento sindical bancário encara com muita seriedade, principalmente aqui no Pará, onde a situação é cada vez mais crítica, pois a cada ano percebemos um aumento nos índices de violências contra bancos, inclusive com casos de morte de clientes e bancário. Nosso objetivo com o seminário foi envolver toda a sociedade em torno da luta por melhorias na segurança pública e por mais investimentos dos bancos em segurança bancária, pelo bem da vida de trabalhadores do sistema financeiro, clientes e usuários dos bancos”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Acreditamos que a cartilha de segurança bancária que lançamos no seminário será de grande importância para incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o tema, e subsidiar os sindicatos, federações, confederação e os trabalhadores com conteúdos relevantes sobre o assunto. Além disso, a Carta do Pará é mais um passo importante que construímos em busca de soluções efetivas para a segurança bancária em nosso Estado e em todo país”, ressalta o diretor do Sindicato, Sandro Mattos.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.