Rafael Mesquita, ex-dirigente do Sindicato dos Bancários do Pará, integra a Chapa 1. Eleição acontecerá de 16 a 20 de janeiro.
Empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal escolherão, entre 16 e 20 de janeiro, seus representantes no Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Todos os usuários da ativa e aposentados podem votar (veja abaixo como votar).
O Sindicato dos Bancários do Pará apoia a Chapa 1 (Movimento Pela Saúde) que tem o fortalecimento do Saúde Caixa, com transparência e sustentabilidade, como sua principal bandeira de luta.
“A direção de nosso Sindicato apoia a Chapa 1 para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa porque tem nomes testados na luta, qualificados para contribuir com a gestão do plano, na perspectiva dos trabalhadores. Temos na chapa um empregado do Pará, Rafael Cunha, que pode nos ajudar a resolver diversas demandas pendentes, como o credenciamento de profissionais e serviços de saúde, um dos grandes problemas da nossa região”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.
Rafael Cunha representa o Norte no Conselho de Usuários do Saúde Caixa
O bancário Rafael Mesquita Rodrigues da Cunha é ex-dirigente do Sindicato dos Bancários do Pará e representa a região norte na Chapa 1. Ele está na Caixa desde 2005, onde já exerceu a função de assistente júnior e assistente pleno (GILIEBE); e assistente regional (SR Norte do Pará). Atualmente é gerente executivo de varejo da SEV Belém Leste.
Ele destaca a importância desta eleição para os usuários do Plano. ” Essa eleição garante o acompanhamento pelos empregados e a luta por transparência e contra os retrocessos implementados no Saúde Caixa. O nosso compromisso é defender em conjunto com as representações as pautas aprovadas pelos empregados para o Saúde Caixa”, afirma Rafael Cunha, que fala sobre a importância do voto na Chapa 1 neste pleito eleitoral: “A Chapa 1 trás o acúmulo dos debates realizados pelos empregados nos nossos espaços de organização, é uma chapa plural onde as diversas regiões do Brasil estão representadas. A defesa do interesse dos empregados, da sustentabilidade do plano e o compromisso de atuação em conjunto com as entidades de empregados são os principais motivos para votar na Chapa 1 – Movimento pela Saúde”.
Rafael Cunha também destaca as bandeiras de luta da Chapa 1 pela melhoria do atendimento do Saúde Caixa aos seus usuários: “Das nossas propostas que devem impactar no atendimento do Saúde Caixa destaco a desburocratização do reembolso pelo plano, ampliação da rede de credenciados e a restauração do Comitê de Credenciamento e Descredenciamento do Saúde Caixa, devolvendo ao empregado o controle dos (des)credenciamentos ocorridos em nosso plano”, conclui.
>>>>> Conheça as candidatas e candidatos da Chapa 1 e suas propostas
>>>>> Acesse a Central de atendimento Saúde Caixa
Veja abaixo algumas das propostas da Chapa 1
- Defender o modelo de custeio em vigor desde 2004, com 70% das despesas assistenciais pagas pela Caixa e 30% pelos usuários;
- Atuar pela revogação da CGPAR 42, junto com as representações de trabalhadores das estatais;
- Defender o Saúde Caixa para todos para fortalecimento do plano e eliminação de diferenças de tratamento a empregados, independentemente de quando ingressaram na empresa;
- Defender a retirada do percentual de 6,5% da folha de pagamento como limite para participação da empresa no custeio do estatuto da Caixa;
- Exigir da Caixa a apresentação regular de relatórios atuariais, gerenciais e financeiros do plano;
- Atuar em conjunto com as representações dos empregados em defesa das propostas aprovadas no Conecef para o Saúde Caixa;
- Buscar junto à Caixa solução para os problemas do sistema;
- Propor a revisão dos normativos do Saúde Caixa para simplificar procedimentos e reduzir a burocracia;
- Defender a descentralização do plano com o retorno de estruturas locais (regionais ou estaduais);
- Lutar pela restauração dos Comitês de Credenciamento e Descredenciamento por base estadual, buscando ampliar e qualificar a rede credenciada de profissionais e clínicas;
- Buscar a realização de pesquisa de satisfação a fim de avaliar as necessidades dos usuários em termos de atendimento, cobertura e outros pontos;
- Agilizar a análise de reembolso para usuários que não tenha a possibilidade de utilização da rede credenciada;
- Defender a continuidade de custeio integral pela Caixa das terapias após retorno do empregado com sequelas físicas ou psicológicas, assim como aos aposentados por invalidez.
Veja como votar
>> Internet: O votante deve acessar o site do Saúde Caixa, usar a senha de login do aplicativo do plano, do FGTS ou de outros aplicativos e sites da Caixa. Durante o período de votação, 16 a 20 de janeiro, será disponibilizado um link para a votação.
>> Intranet: O votante deve usar a mesma matrícula e senha de login das páginas corporativas em ambiente da rede interna. Durante o período de votação será disponibilizado um link específico para a escolha dos candidatos.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail gesad09@caixa.gov.br.
Fonte: Bancários PA, com informações da Contraf-CUT