Sindicato comemora Dia da Categoria Bancária com debate sobre o Sistema Financeiro Nacional

0

Dia do Bancário 2013 foi comemorado com debate sobre o Sistema Financeiro NacionalA noite do dia 28 de agosto foi para a categoria bancária no Pará um momento de comemorações, mas também de debate sério sobre a necessidade de uma reformulação no Sistema Financeiro Nacional. No auditório do Complexo Cultural, o Sindicato promoveu um momento de formação sobre o tema que contou com palestras do professor de economia da UFPA Raimundo Trindade e do vice-presidente da Contraf-CUT Carlos de Souza.

Raimundo Trindade, professor de economia da UFPA, palestrante no eventoNas intervenções dos palestrantes o que resoou foi a defasagem da Lei 4.595 de 31 de dezembro 1964, uma espécie de presente de ano novo dos militares que promoveram o Golpe de 64 para a nação que permanece praticamente intocável até os dias de hoje.

“Naquele período não havia correspondente bancário, banco postal, internet banking, ou seja, a Lei do Sistema Financeiro Nacional da década de 60 está completamente ultrapassada e precisa ser reformulada urgentemente, e com a garantia da participação popular nesse processo”, destacou Carlos de Souza.

O vice-presidente da Contraf-CUT parabenizou o Sindicato pela iniciativa e reafirmou a vontade da categoria bancária em realizar uma Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro Nacional, o que já foi proposto inclusive à presidenta da república Dilma Rousseff, para que este ocorra com a participação do governo, da sociedade civil, dos empresários, ou seja, de todas as partes integrantes desse sistema.

Carlos-de-Souza-vice-presidente-da-Contraf“De todos os grandes Sindicato de Bancários do país, acho que só o Pará teve a atitude de debater o Sistema Financeiro Nacional no dia de hoje. E esse debate é fundamental para reafirmarmos que nós queremos sim uma Conferência Nacional para discutir o assunto, pois a partir dela poderemos construir coletivamente o melhor modelo de sistema financeiro para a sociedade brasileira, o qual para nós deve pautar principalmente a contrapartida social dos bancos, inclusive dos bancos privados, já que banco é concessão pública”, destacou.

Rosalina-AmorimPara a presidenta do Sindicato Rosalina Amorim o Sindicato cumpre o seu papel de municiar a categoria com informações pertinentes sobre o Sistema Financeiro Nacional como forma de fortalecer a luta do movimento sindical em todo país.

Coquetel-Dia-do-Bancário-2013“Esse é um dia de festa para os bancários e bancárias, mas não podemos perder de vista que estamos travando uma forte batalha no Congresso Nacional contra o PL 4330, que prevê a regulamentação das terceirizações, por exemplo, e que pode acabar com a nossa categoria. Nesse sentido, debater o Sistema Financeiro Nacional é de extrema importância para a nossa luta em defesa do empregado e da qualidade do trabalho bancário”, afirma Rosalina Amorim.

Ao final, os participantes desfrutaram de um delicioso coquetel embalado por música ao vivo no Anexo – buteco bancário.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.