O Sindicato dos Bancários do Pará inicia, nesta quarta-feira (17), o processo seletivo para o preenchimento de 01 (uma) vaga de estágio e formação de cadastro de reserva para o seu setor jurídico da entidade. A oportunidade é voltada para estudantes de Bacharelado em Direito, de qualquer semestre, com interesse em vivenciar a prática da advocacia trabalhista e sindical.
O selecionado terá a chance de acompanhar de perto a defesa dos direitos da categoria bancária, atuando em uma jornada de seis horas diárias (10h às 16h), de segunda a sexta-feira.
Remuneração e benefícios
Além da experiência prática em um dos setores jurídicos mais atuantes do estado, o estagiário receberá bolsa-auxílio correspondente a 70% do salário mínimo vigente, vale-transporte e vale-alimentação no valor de R$ 300,00.
Processo seletivo com inscrição presencial
Diferente dos processos tradicionais, a seleção será realizada em uma única etapa presencial. Os interessados devem comparecer à sede do sindicato no dia 22 de dezembro de 2025 (segunda-feira), às 10h, apresentando documento de identificação original com foto.
No local, o candidato fará a inscrição e, imediatamente, iniciará a Prova Escrita, que terá duração de 4 horas. No mesmo dia, ocorrerão as entrevistas com caráter classificatório.
O que estudar?
A avaliação será composta por questões objetivas, subjetivas e uma redação (que possui o maior peso na nota final). O conteúdo programático abrange Direito Constitucional, Direito e Processo do Trabalho, Direito Civil, Processo Civil, além de Língua Portuguesa e Noções de Informática.
O edital permite a consulta a livros físicos e legislação não comentada durante a prova, mas proíbe estritamente o uso de celulares e equipamentos eletrônicos.
Política de cotas
Reforçando o compromisso social da entidade, o edital estabelece critérios de desempate e cotas preferenciais para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas de baixa renda e estudantes oriundos de escolas públicas ou bolsistas integrais.
Clique aqui para baixar o edital completo
Fonte: Bancários PA