O Sindicato dos Bancários do Pará encaminhou ofício à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) solicitando o abono dos dias 6 e 7 de novembro de 2025 para os trabalhadores e trabalhadoras bancárias das agências localizadas em Belém, em razão dos feriados municipais extraordinários decretados durante a COP30.
A solicitação tem como base a Lei Municipal nº 10.212/2025, sancionada pela Prefeitura de Belém, que declara feriado nos dois dias para garantir melhores condições de logística, mobilidade urbana e segurança durante o evento internacional.
A COP30, Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 e deve reunir milhares de representantes de países de todo o mundo na capital paraense.
No documento, o Sindicato reforça que, conforme a analogia do artigo 702 da CLT, os bancários e bancárias devem ter o dia de trabalho abonado nos feriados extraordinários. Por isso, a entidade solicita que a Fenaban oriente as instituições financeiras com sede em Belém a cumprirem a legislação municipal e abonarem os dois dias.
O Sindicato seguirá acompanhando o assunto e cobrando o cumprimento da lei para garantir o direito das bancárias e bancários.
Fonte: Bancários PA