Ministério Público do Pará discute medidas para melhoria da segurança em Baião

0

No último dia 25, a promotora de Justiça titular, Lorena de Moura Barbosa realizou a primeira audiência de segurança pública do município de Baião, nordeste do Pará, com a presença do prefeito Nilton Lopes de Farias e representantes da Delegacia Geral da Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública, Comando da Polícia Militar, juiz da Comarca, vereadores e comunidade.

Desde 2010, com exceção de 2012, os bancários e bancárias do Banco do Brasil no município sofrem com os atentados criminosos, a maioria na mesma modalidade: vapor; quando criminosos chegam atirando contra a agência, rendendo funcionários e clientes e na fuga levando parte dessas pessoas como reféns. Só em 2011 foram 2 assaltos nessa modalidade.

“O investimento na segurança pública e privada é uma reivindicação constante do Sindicato junto aos órgãos competentes, contudo sequer a entidade que representa a categoria foi convidada a participar dessa audiência de grande relevância, sendo que sempre provocamos os órgãos competentes quanto o assunto é segurança bancária. A medida do Ministério Público é louvável e esperamos que a Secretaria de Segurança Pública coloque em prática de fato o que foi acordado em prol da categoria e da população de Baião”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários, Rosalina Amorim.

A última ocorrência de tentativa de assalto à agência foi no mês passado quando uma quadrilha explodiu a unidade, mas nada foi levado, pois em virtude dos últimos assaltos o banco deixou de operar com numerário.

Ação Civil Pública – Com os diversos assaltos, o Ministério Público do Estado ajuizou em setembro de 2014 Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar para que o Grupo Tático Operacional – grupo de policiais militares com treinamento específico para situações de crise – assuma a segurança pública na região e em torno do referido banco, bem como aumento efetivo de policiais militares no município. O pedido foi determinado pelo juiz Weber Gonçalves.

“O município vive uma situação caótica. Os assaltos a essa agência bancária geram transtornos para a população baionense que, além de sofrer com a atuação criminosa efetiva – uma vez que há reféns envolvidos – também sofre com o fechamento desse estabelecimento que termina totalmente danificado”, é como avalia a promotora de Justiça, Lorena Barbosa.

Medidas – Em audiência, o Comando Geral da Polícia Militar comunicou que serão fornecidos policiais militares do Grupamento Tático para a segurança do entorno da agência por tempo ininterrupto.

“Foi um pronunciamento público que gerou uma forte sensação de satisfação dos presentes”, esclarece a promotora.

Foi sugerido o cadastramento em hotéis e pousadas da cidade como forma de identificar as pessoas estranhas que por ventura venham a se hospedar na comarca. A ideia foi expandida também para que os vendedores ambulantes realizem um cadastro, por parte do poder público.

“É interessante que seja feito isso, uma vez que existem denúncias de que alguns assaltantes – ou mesmo integrantes de quadrilhas – se fazem passar por esses vendedores para passar informações aos agentes criminosos”, explica Barbosa.

E complementou ainda, “em busca de soluções, e no escopo (intento) de ajudar nas investigações de delitos da mesma natureza, o Ministério Público se comprometeu, ao fazer transações penais no juizado criminal, direcionar valores para que a Secretaria de Segurança Pública compre câmeras para serem instaladas no entorno do banco, dos correios e das casas lotéricas”.

Caixas eletrônicos para agência bancária – A Promotoria de Justiça de Baião informou que realizou vários contatos com o gerente regional do banco, inclusive reuniões com a equipe de segurança interna, e conseguiu que viesse para a agência de Baião, caixas eletrônicos que, em caso de arrombamento, entintam as cédulas; e um cofre inteligente que vai necessitar de autorização para a abertura. Essa autorização será concedida pela central de Brasília ao receber a ligação com o pedido, bem como poderá acompanhar se está ou não acontecendo atividades suspeitas na agência.

O cofre inteligente está previsto para chegar em abril, quando devem voltar os trabalhos dos funcionários da agência.

“Ainda assim, o Ministério Público entrará em contato com a gerência regional, na intenção de antecipar esta data, dada a situação dos moradores do município que precisam se deslocar à comarca mais próxima – que é Mocajuba – para efetuar as transações bancárias”, esclarece a promotora.

 

Fonte: Ministério Público do Pará, com informações de Bancários PA

Comments are closed.