Mobilização do Sindicato consegue retomada do GT de Segurança Bancária

0

Dirigentes-sindicais-bancários-presentes-na-reuniãoA mobilização do Sindicato dos Bancários do Pará pela retomada do Grupo de Trabalho estadual de segurança bancária surtiu efeito. Na última sexta-feira (17), a presidenta da entidade sindical Rosalina Amorim, o diretor Sandro Mattos e o assessor jurídico Fernando Galiza estiveram em uma reunião com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup) que marcou a retomada do GT que foi criado em 2007, no governo Ana Julia, e interrompido em 2011 no governo Jatene.

Na pauta da reunião estava o debate sobre a construção coletiva de estratégias para garantir a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras em estabelecimentos bancários, assim como dos clientes e usuários.

Também participaram representantes das áreas de segurança dos bancos, com exceção da Caixa Econômica Federal; o Secretário de Segurança Publica general Jeannot Jansen, o Delegado Geral de Polícia Rilmar Firmino, representantes da Polícia Federal, e dos grupos de inteligência da Polícia Militar e Polícia Civil.

O Sindicato dos Bancários apresentou propostas relacionadas ao transporte de valores feito por bancário, bem como transporte de valores com escolta da PM, colocação de portas giratórias em agências que ainda não possuem o equipamento, sobre o efetivo policial, principalmente no interior, biombos ainda não instalados ou com instalações incorretas, e instalação de biombos nas áreas de caixas eletrônicos.

Segundo o delegado geral de polícia do estado, o governo prevê para ainda esse ano a realização de concurso público para as polícias civil e militar, no sentido de ampliar o efetivo no estado.

Agenda – Uma nova reunião do GT de segurança bancária ocorrerá no dia 20/05, às 10 horas, na sede da Segup, onde também serão chamados os Correios e as Casas Lotéricas, representantes das áreas de segurança de todos os bancos, e sindicato dos vigilantes e dos transportadores de valores.

Alguns pontos foram destacados para serem discutidos na próxima reunião, como: a comunicação entre as instituições bancárias e os órgãos de segurança; aplicação de todos os dispositivos de segurança determinados pela lei federal; e transporte de valores, onde os bancos deverão apresentar os contratos com as empresas que prestam esses serviços.

“No meu ponto de vista a reunião foi positiva, pois foi à primeira reunião de retomada do GT, inclusive isso foi afirmado pelo próprio secretário de segurança do Estado. Isso é uma vitória fruto da nossa mobilização, e a nossa intenção é ampliar a representatividade do grupo. Sabemos que ainda não há nada concreto, mas estamos empenhados e esperamos que na próxima reunião as ações comecem a ser efetivadas”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.