Sindicato realiza Dia Nacional de Luta no Bradesco com fechamento da agência Marituba

0
Sindicato presente no Dia Nacional de Luta no Bradesco

Sindicato presente no Dia Nacional de Luta no Bradesco

Nesta quarta-feira (23), bancários e bancárias do Bradesco realizam em todo país diversas mobilizações em defesa do emprego e melhores condições de trabalho. No Pará, o Sindicato dos Bancários marcou a data com o fechamento da agência Marituba, a única agência bancária de toda a região metropolitana de Belém que não possui porta giratória de segurança, equipamento este que é obrigatório pela Lei Estadual nº 7.013/07. Inclusive esta agência foi vítima de assalto no último dia 14 de novembro.

“Apesar dos lucros exorbitantes, o banco continua a demitir e assediar moralmente os trabalhadores, com o excesso de cobranças e metas abusivas, sem contar o desrespeito com que trata seus funcionários e clientes, como faz aqui em Marituba onde descumpre a legislação estadual de segurança bancária e coloca todos os que trabalham e utilizam os serviços dessa unidade em situação de vulnerabilidade. Exigimos a instalação da porta giratória e mais respeito com nossa categoria e a sociedade”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco, Saulo Araújo.

Descaso também na agência Conselheiro, em Belém.

Enquanto o Sindicato realizava a manifestação em Marituba, funcionários e clientes do Bradesco na agência Conselheiro, em Belém, repassavam informações ao Sindicato sobre uma obra que está sendo realizada na unidade durante o expediente bancário.

“Recebemos denuncias de que o barulho da obra é insuportável, sem contar a quantidade de poeira espalhada pelo prédio e sobre as mobílias, o que pode acarretar em problemas de saúde para os clientes e, principalmente, para os funcionários da agência. Vamos tomar as medidas necessárias para resolver esse problema”, complementa Saulo Araújo.

Muito bagunça e poeira na agência Bradesco Conselheiro. Sindicato tomará providências.

Muita bagunça e poeira na agência Bradesco Conselheiro. Sindicato tomará providências.

Bradesco lucra com fusão, demissão e exploração

O Bradesco lucrou, nos primeiros nove meses deste ano, R$ 12,736 bilhões. Mesmo com ótimos números, que já incluem a incorporação do HSBC (a partir de 1 de julho), o banco cortou 4.790 postos de trabalho, nos últimos 12 meses, entre setembro do ano passado e setembro deste ano.

“Quanto mais o Bradesco lucra com a incorporação de outros bancos, como ocorreu agora com o HSBC, mais ele demite e explora seus funcionários. O Bradesco é uma das empresas que mais demite no país e o principal retorno que ele dá para a sociedade é a cobrança de altas taxas de juros e tarifas. A categoria bancária, clientes e usuários precisam estar unidos para inverter essa lógica”, destaca a diretora do Sindicato e funcionária do Bradesco, Heládia Carvalho.

Incorporação HSBC: Lucro para o Bradesco e prejuízos para os bancários

O Dia Nacional de Luta também chama a atenção para problemas relacionados à incorporação do HSBC. Após 5 milhões de contas-correntes do banco inglês terem migrado para o Bradesco, funcionários e clientes foram prejudicados.

“Um dos principais problemas nessa migração dos funcionários do HSB para o Bradesco tem sido a extrapolação das jornadas de trabalho extenuantes e a forte pressão pelo cumprimento de metas. A fusão pode ter sido boa para o Bradesco, mas tem sido muito prejudicial para os funcionários, sobretudo os que vieram do HSBC”, pontua a diretora do Sindicato e funcionária do HSBC/Bradesco, Eliana Lima.

Após intensa mobilização e negociações com o banco, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco assegurou avanços importantes para os ex-funcionários do HSBC. O Bradesco voltou a cobrar os valores do plano de saúde dos aposentados anteriormente praticados pelo HSBC. Entre outras reivindicações, os bancários conseguiram manter o auxílio-educação até o final do curso de quem está matriculado. Outra conquista importante é a ampliação do crédito-consignado nos moldes do HSBC.

 

Fonte: Bancários PA, com informações da Contraf-CUT

Comments are closed.