Dieese retorna ao GT-PCS Banpará e pede esclarecimentos ao banco sobre o Plano

0

Os representantes dos bancários e bancárias do Banpará não têm medido esforços para elaborar a melhor sugestão possível de um PCS para entregar ao banco, já que o que foi apresentado até agora pela direção da empresa visa somente o lado do empregador.

Depois do workshop no início do mês com a participação de representantes dos trabalhadores e trabalhadoras do Banrisul, Caixa e BRB; foi a vez de o GT-PCS se reunir com a economista do Dieese  (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Regina Coeli, na sede do Sindicato em Belém, no último dia 22. A partir de agora, o Departamento Intersindical irá assessorar o Grupo de Trabalho durante a fase de evolução funcional do Plano.

Uma das primeiras medidas do Dieese será a de solicitar ao Banpará, em nome do Sindicato e do GT, o resultado da consultoria feita pela empresa Falconi, contratada pelo banco, para a elaboração do Plano de Cargos e Salários. Além disso, o Departamento Intersindical quer saber o número de funcionários em cada degrau da tabela do Plano e o respectivo tempo de serviço de cada trabalhador.

“Continuaremos lutando na construção de um PCS justo para o funcionalismo do Banpará, que não mediu esforços de abrir mão de parte de seu salário pela não privatização do banco, e quando chega o momento de serem compensados de alguma forma, a empresa esquece toda uma história e mais uma vez só pensa em gerar mais lucro”, lembra a diretora do Sindicato e membro do GT-PCS, Odinéa Gonçalves.

Essa não é a primeira vez que o Dieese contribui para a construção do PCS. Em 2007, no início dos trabalhos que levariam ao descongelamento do Plano, o Departamento esteve presente. Esse processo (de descongelamento) durou quase três anos, de 2007 a 2010. Na época, o funcionalismo também teve um enquadramento salarial.

“Para nós do GT é muito importante o retorno da assessoria técnica do Dieese para esta etapa dos trabalhos em que vamos nos debruçar sobre a evolução funcional. Esperamos que os dados solicitados sejam enviados pelo banco, bem antes da próxima reunião do Grupo, marcada para o dia 24 de março”, avalia a diretora da Fetec-CUT/CN e membro do GT-PCS, Vera Paoloni.

 
Fonte: Bancários PA

Comments are closed.