Licença-paternidade: Bancários papais de primeira viagem ou mais podem fazer curso online

0

20 dias de muito carinho, afeto e companheirismo. Assim tem sido os primeiros dias oficiais do papai de primeira viagem e também bancário, Marcleidson Benedito Caldas Costa. As atividades bancárias foram suspensas por 20 dias, novo período da licença paternidade conquista na última Campanha Nacional, mas trabalho e noites pouco dormidas não têm faltado para essa família que transborda amor.

“Esse período está sendo essencial para poder mergulhar de corpo e alma na vida de meu filho e esposa, e ajudando a me conectar com a paternidade. Sinceramente, não consigo imaginar os dois sem mim nesses primeiros dias, tão emocionantes, carinhosos, mas também difíceis”, conta o papai emocionado.

Mas para Marcleidson poder usufruir da licença-paternidade estendida, ao lado da família, ele teve que fazer o curso de paternidade, uma das exigências para que o bancário possa ter acesso ao benefício garantido na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

“Fiz o curso ‘Pai presente: cuidado e compromisso, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Ministério da Saúde’, no oitavo mês de gestação da minha esposa. Foi uma excelente oportunidade para conhecermos um pouco deste momento em que tudo é muito novo, e toda ajuda e informação são bem-vindas”, afirma.

O curso é uma das opções que o Sindicato dos Bancários sugere aos papais para que eles possam desfrutar dos 20 dias de licença-paternidade. A outra opção é de os próprios sindicatos oferecerem esse curso com profissionais capacitados.

“Ainda não temos essa segunda opção disponível para a categoria, mas já estamos correndo atrás, pois sabemos que responsabilidade na criação e educação dos filhos deve ser compartilhada de forma igual. Os 20 dias ainda estão longe do que seria o ideal, mas continuaremos na luta por mais ampliação da licença. Reconhecemos que essa é uma importante conquista e que tem que ser garantida pelos bancos aos bancários”, destaca o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

“Pai Presente – cuidado e compromisso”, do Ministério da Saúde, busca incentivar a paternidade ativa e consciente e promover impactos positivos para o desenvolvimento das crianças e para a igualdade de gênero.

O curso é totalmente gratuito, à distância, com duração de 12 horas, que podem ser flexibilizadas, alem de ser disponível em período integral, sem previsão de encerramento, o que facilita a adesão por parte dos pais interessados tanto da capital quanto do interior do Pará.

A capacitação é uma oportunidade para que os pais se envolvam mais no processo de cuidado que envolve a paternidade, como o pré-natal, parto e pós-parto de sua parceira. O pai também pode procurar o curso para obter informação sobre seus direitos e importância do vínculo entre pai, mãe e filho, por exemplo.

“O treinamento foi muito bom, pois permitiu que eu participasse ativamente nos cuidados com a criança, agendamento de consultas e exames, administrar horários com medicação, emissão de documentos… São inúmeros afazeres que demandam tempo e que em cinco dias (período da licença-paternidade garantido pela Constituição) não conseguiríamos”, conta Marcleidson Costa.

Como usufruir da licença de 20 dias? – Para usufruir da licença-paternidade de 20 dias, o bancário deve fazer requisição por escrito ao banco, em até dois dias úteis após o parto, apresentando o certificado do curso. O direito também se aplica nos casos de adoção.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso

O certificado do curso, ‘Pai Presente – cuidado e compromisso’ apesar de não ter sido criado para esse fim (licença-paternidade), pode ser utilizado para comprovar orientação sobre paternidade responsável para o pedido de extensão da licença.

 

 

Fonte: Bancários PA, com Ministério da Saúde

Comments are closed.