Banco da Amazônia não apresenta solução para CASF

0

Banco da Amazônia apresenta proposta de apenas reajustar o valor de referência do Programa Amazônia Saúde e altera minimamente o reembolso aos trabalhadores com o custeio do PLANCASFEm reunião de negociação permanente entre o Sindicato dos Bancários do Pará, a Fetec-CUT Centro Norte e a Contraf-CUT com o Banco da Amazônia realizada nesta segunda-feira, 30 de julho, o assunto Saúde CASF foi o tema central dos debates, mas infelizmente o banco não apresentou soluções para o reembolso do plano de saúde dos empregados.

A única proposta apresentada pelo Banco da Amazônia foi a de reajuste de 7,93% no valor de referência do Programa Saúde Amazônia (que atualmente é de R$ 551,31 e passaria para R$ 595,03), o qual seria aplicado a partir de setembro de 2012; e de seguir os reajustes de reembolso da ANS (Agência Nacional de Saúde) a partir de abril de 2013.

A proposta do banco, porém, não responde aos anseios da categoria por alterar minimamente os valores de reembolso do Programa Saúde Amazônia, pois, na prática, quem recebe reembolso de 45% (2.235 empregados), 65% (616 empregados) e 85% (233 empregados) não terão, efetivamente, o impacto do reajuste.

Ainda durante a reunião, o Sindicato questionou sobre quando o banco realizaria um reajuste na tabela de percentuais de reembolso do plano de saúde. Porém, a comissão de negociação do Banco da Amazônia informou que precisava levar o assunto para a diretoria da instituição e não respondeu sobre a possibilidade de previsão para o reajuste na tabela de reembolso do PLANCASF.

AVALIAÇÃO

Para as entidades sindicais, os empregados do Banco da Amazônia continuarão tendo prejuízo com o custeio do PLANCASF, já que reajustar o valor de referência do Programa Saúde Amazônia não pressupõe reajuste no reembolso do custeio dos trabalhadores com o plano de saúde do banco.

“Nós cobramos do Banco da Amazônia seriedade em solucionar o problema do reembolso do Plano CASF e solicitamos um estudo técnico que traga solução para os empregados do Banco da Amazônia. Para o Sindicato, a vida e a saúde dos empregados do Banco da Amazônia está em primeiro lugar e, nesse sentido, pretendemos realizar um grande encontro com os empregados do banco para tratar especificamente sobre o tema saúde”, afirma a presidenta da entidade, Rosalina Amorim.

Participaram da rodada de negociação desta segunda-feira (30) representando o Sindicato a presidenta Rosalina Amorim e os diretores Rômulo Weyl e Marco Aurélio Vaz; Roosevelt Santana representou a Fetec-CUT/CN e Adilson Barros pela Contraf-CUT. O Banco da Amazônia foi representado pelo diretor Wilson Evaristo, a gerente de RH, Ediwiges Lemanski, e pelo coordenador da comissão de negociação do Banco, José Moura.

Fonte: Bancários PA

Comments are closed.